As melhores lojas de marcenaria em SP, por Paulo Alves
O designer já teve de bater muita perna pela cidade atrás das melhores madeiras. Hoje, conhece galpões e depósitos como a palma da mão

Feitas para revestir
Na eco folhas, a venda é exclusiva de lâminas. “A loja está localizada num galpão enorme, com diversidade muito rica. Diferencia-se por fazer marchetaria, misturando diferentes espécies.” Na foto acima, a mesa de centro emprega laminado de pínus. Endereço: Rua Monsenhor Anacleto, 187/191. Tel. (11) 3313-1351.
Reaproveitar é a ordem
No pequeno depósito de bairro, estabelecido no Cambuci e batizado de rampa, material descartado em reformas e afins vira ouro para o designer. “É onde vejo a maior variedade de madeiras de demolição. Às vezes, há vigas de telhado que são toras íntegras.” Endereço: Rua dos Lavapés, 379. Tel. (11) 3208-2915.
Ferragens no capricho
Considerada a maior distribuidora de ferragens do mundo, a häfele tem uma filial por aqui, onde marceneiros e arquitetos encontram fabricantes internacionais. “Quando a marca chegou ao Brasil, em 1997, ganhamos muito em opção. Na loja, no bairro de Pinheiros, técnicos alemães estão sempre à disposição.” Endereço: Avenida Rebouças, 2346. Tel. (11) 3132-8100.
Toras inteiriças
Fora da tradicional região do Gasômetro, a disk mad madeiras, no Butantã, é indicada como fornecedora de peças maciças. “Eles se destacam pela multiplicidade de espécies. Geralmente, acho cumaru e roxinho por lá.” O banco acima, por exemplo, é de jequitibá. Endereço: Rua Maso Di Bianco, 300. Tel. (11) 3463-8744.
