Sala de jantar: o que fazer quando o ambiente é pequeno?
Cadeiras dobráveis, bancos empilháveis, mesas redondas e espelhos para aumentar a sensação de amplitude são algumas dicas infalíveis
Independente do espaço que você tiver para a sala de jantar, alguns pontos devem ser levados em consideração. Quando a metragem é enxuta, eles são primordiais.
Sempre escolha um tamanho de mesa adequado para que a circulação ao redor e o espaço para movimentação das cadeiras seja suficiente. Mais vale uma mesa pequena e confortável para o dia a dia, do que ter uma mesa enorme que prejudique o entorno. Na presença de visitas, é só acomodar a turma em banquinhos descolados que podem estar empilhados quando não estiverem em uso. Também leve em consideração o formato, principalmente quando há crianças na casa: mesas ovais ou redondas são melhores já que evitam os cantos vivos.
A louça pode ser acomodada em uma estante ou até mesmo em uma gaveta do home theater. Não precisa pensar em apertar ainda mais o espaço só para ter um bufê. Mas se não houver nenhum espaço livre, recomendo apostar em caixas de MDF com alças laterais. Você pode personalizá-las forrando com papéis de parede que combinem com seu décor e ainda trazê-las apenas no momento de servir.
As cadeiras são outro ponto que merece atenção. Invista nas mais compactas. Se fizer questão de cadeiras com braços, aposte em modelos leves e não descarte as opções dobráveis – elas podem ficar guardadas esperando só o momento de entrar em ação.
A iluminação pode ganhar destaque com um pendente bem no centro da mesa, assim criamos uma cena diferenciada para o momento das refeições. O cuidado aqui é para a peça não deixar a lâmpada tão evidente causando ofuscamento.
No mais , você pode ter nichos e prateleiras que sirvam de apoio sem ocupar muito espaço ao redor mas que sirvam como apoio para copos e jarras liberando ainda mais o centro da mesa.
Ah, não se esqueça de usar os espelhos como aliados. Eles contribuem na sensação de amplitude.
Continue comigo por aqui e pelo meu instagram @euelainegonzalez. E nos vemos daqui duas semanas!