Imagem Blog

Pequenos espaços, grandes ideias

Por Coluna
Elaine Gonzalez está à frente do escritório UMM Arquitetura. Hoje é colunista de arquitetura e decoração no programa É de Casa, da Rede Globo. Aqui, ela dá dicas e soluções para resolver os problemas dos espaços pequenos.
Continua após publicidade

Dicas para decorar um apartamento de 10 m²

Ocupação vertical, uso de móveis multifuncionais e prioridade para os espaços de armazenamento são fundamentais

Por Elaine Gonzalez
Atualizado em 15 jun 2018, 11h38 - Publicado em 29 Maio 2018, 12h50
apartamento pequeno
(KatarzynaBialasiewicz / Thinkstock/Getty Images)

Gosto muito de pensar em soluções para pequenos espaços. Mas e quando esse pequeno espaço é o equivalente a toda nossa casa? Hoje, os apartamentos de 10 m² são a escolha de muita gente, e otimizar o uso da metragem disponível pode ser uma tarefa desafiadora, mas também um aprendizado sobre prioridade e organização.

Nesses espaços, tudo é integrado: sala, quarto e cozinha. Mais próximo à janela, aposte em uma cuba de encaixe, um forno com a função de microondas e um frigobar. Se houver necessidade e espaço, adicione ainda uma lava e seca.

Os itens eletrônicos precisam ficar embutidos, assim, a sensação de ganho de espaço é maior. Procure centralizar a tela da TV bem em frente ao sofá-cama. E trabalhe a marcenaria em torno dela, com vários nichos, armários e prateleiras. A ocupação vertical é essencial quando a metragem é enxuta desse jeito.

3-area-de-servico-e-transformada-em-comodo-multifuncional
(Reprodução/Conroy Tanzer/Architectural Digest)
Continua após a publicidade

A parede maior deve receber uma bancada multiuso e, a outra ponta da casa, módulos para guardar as roupas. A elaboração dos setores contribui criando um layout prático para ser mantido.

Dê preferência a um piso único, de cor clara e, como a área seca e molhada estarão juntas, porcelanatos e vinílicos são os mais recomendados.

Mesas de encaixe são ótimas dobradinhas com o sofá. Também conhecidas como “braceletes”, elas ficam bem ajustadas em uma das laterais podendo funcionar para refeições rápidas e como apoio geral do ambiente.

Continua após a publicidade

Um baú com desenho descolado parecendo um pufe será uma peça importante no décor, transformando-se em mesa de centro, apoio para os pés e ainda armazenamento para travesseiros e cobertas.

espelho do banheiro
(jodiejohnson / Thinkstock/Divulgação)

O banheiro é o único ambiente separado e privativo. Ali, aposte em um pequeno gabinete sob a pia e um módulo superior com porta de espelho, assim é possível guardar mais itens pessoais. Essa deve ser sempre a principal premissa na hora de decorar: elaborar espaços de armazenamento funcionais e contemporâneos, deixando a sensação de uma agradável surpresa à medida em que são revelados.

Continue comigo por aqui e pelo meu instagram @euelainegonzalez. E nos vemos daqui duas semanas!

Publicidade