Cozinhas pequenas: elas podem – e devem – ser funcionais
A cozinha é o coração da casa e onde todo mundo costuma se reunir. Veja os truques que você pode usar para aproveitar melhor o espaço do cômodo
Começo minha coluna no site de CASA CLAUDIA muito animada com a possibilidade de compartilhar boas ideias para que você aproveite melhor cada pedacinho da sua casa. Eu sempre achei que não é preciso morar num palácio para ter bem estar. Espaços pequenos podem ser aconchegantes e muito charmosos.
Quem me conhece sabe que eu não consigo ficar parada e estou sempre atrás de novas tendências para ter novas ideias. Tenho um escrit��rio de arquitetura, sou consultora do É de Casa e também tenho um canal no Youtube em que comando um projeto social chamado “Adote uma Sala”, porque acredito que o encontro de pessoas com boa vontade e muitas ideias nos leva mais longe.
E pra começar, vou dar dicas para organizar o coração da casa, a cozinha, o lugar que eu amo e onde todo mundo costuma se reunir. Então vamos lá! Em ambientes mais compactos podemos lançar mão de alguns truques… Que tal a bancada de refeições ser dobrável ? Assim quando não estiver em uso fica recolhida não atrapalhando a passagem o que, sem dúvida, garante mais conforto. Sair do convencional pode trazer uma pitada de ousadia e minha sugestão é brincar com a gama dos cinzas, garante um charme extra e ainda combina com tudo.
A ideia de trabalhar com um armário alto que funcione como despenseiro e ainda revestir as portas em espelho fume, deixa a nossa cozinha com ar gourmet. Vale também usar e abusar de revestimentos diferenciados. Você já pensou em pastilhas de inox? Elas proporcionam a impressão de um ambiente maior e conferem modernidade. Armários até o teto possibilitam armazenar mais coisas, então essa é uma regrinha que vale a pena quando o assunto é ganhar espaço… assim guardamos nossa louça do dia a dia e todos os eletrodomésticos.
Para ambientes compactos, quanto maior a sensação de integração, melhor. Veja que podemos substituir a porta convencional, por uma de correr com uma escotilha central assim é possível trazer o movimento da sala para cozinha e vice-versa. O nosso xodó também pode ganhar destaque, aqui o papel de parede foi transformado em um adesivo para que pudesse entrar na cozinha sem dificuldades de limpeza.
Para organizar melhor, panelas, tampas e travessas mais usadas podem estar nos gavetões logo abaixo da pia. Já pratos e copos no armário alto e bem na altura dos olhos (aproximadamente 1,30 m) isso facilita que após a secagem possam ser guardados mais rápido e sem riscos de quebra.
E para quem gosta de ter os utensílios a mão, vale pensar em uma bancada auxiliar, que facilita demais na organização. Tudo já fica plugado na tomada, só aguardando o uso. Costumo indicar um vidro sobre o tampo, assim teremos mais facilidade na hora da limpeza .
As listas de compras e outros recadinhos podem ficar a vista, facilitando tudo. Que tal pintar uma lado da porta de acesso com tinta lousa? É fácil, rápido, barato e garante muito charme no ambiente.
O caminho até a área de serviço também pode conter surpresas: um painel para abrigar temperos e livros de receita é uma boa pedida – ainda mais se ele estiver camuflando o quadro de luz e força do apartamento. É preciso lembrar de ter acesso sempre que necessário, minha sugestão é que esse painel funcione como uma porta, contendo dobradiças para que a abertura aconteça de forma rápida.
Entender a dinâmica dos moradores faz toda diferença para pensar na parte funcional da cozinha, afinal aqui será o ponto de encontro diário da família. Existem alturas que são consideradas padrão, como a das bancadas: entre 85 cm e 95 cm o conforto está garantido. Os armários da parte superior podem começar a 60 cm do tampo e é bom que não ultrapassem a profundidade de 35 cm. Opa! Não podemos esquecer um item bem importante, checar a voltagem dos seus equipamentos para dimensionar corretamente as tomadas.
Continue comigo por aqui e pelo meu Instagram @euelainegonzalez. E nos vemos daqui duas semanas!