Imagem Blog

Pequenos espaços, grandes ideias

Por Coluna
Elaine Gonzalez está à frente do escritório UMM Arquitetura. Hoje é colunista de arquitetura e decoração no programa É de Casa, da Rede Globo. Aqui, ela dá dicas e soluções para resolver os problemas dos espaços pequenos.
Continua após publicidade

Como decorar e aproveitar a varanda

Mesmo que ela seja pequena, há várias formas de torná-la funcional e perfeita para ser utilizada como um refúgio na casa ou no apê

Por Elaine Gonzales
Atualizado em 23 Maio 2018, 16h03 - Publicado em 1 fev 2018, 15h57
Ambiente projetado pelo escritório Mestisso Arquitetura ()

Aproveitar a área da varanda, mesmo que ela tenha metragem reduzida, criando cantinhos acolhedores pode ser inspirador! Imagine curtir o sol que vem de fora, ou simplesmente aquela brisa gostosa depois de um dia repleto de afazeres? O uso do espaço pode assumir funções variadas. Confira as minhas dicas para tirar o melhor do seu espaço!

Para quem trabalha em casa, vale pensar em um local que traga conforto e bem estar. Aproveite a luz natural e aposte em uma mesa prática e que não ocupe muito espaço. Uma boa pedida é um móvel em madeira de demolição que, além de poder ficar mais exposta ao sol e às intempéries, por conta da durabilidade do material, quando não estiver sendo usada para trabalho, pode receber vasos de flores e até servir de apoio para um delicioso café da manhã. Prateleiras fixas e um gaveteiro volante garantem que o material de trabalho fique todo organizado e sempre à mão.

()

Já um conjunto pequeno de mesa e duas cadeiras dobráveis podem ser a saída para quem ama comer ao ar livre. Elas podem ser penduradas em mãos francesas fixadas na parede e usadas somente na hora das refeições. Conhecidos como gardens cerâmicos, esses leves tamboretes podem ser facilmente deslocados e criam novas possibilidade de assentos para as visitas.

Temperos frescos podem ser cultivados em hortas verticais e, junto com os demais vasos, criam o clima de área externa trazendo para perto o contato com o verde.

Continua após a publicidade

A iluminação é sempre um ponto importante. Que tal apostar na tonalidade âmbar garantindo o clima romântico para o jantar ou ainda de relaxamento para ouvir uma boa música?

Ambiente projetado pelo escritório AH!Sim ()

Vale usar e abusar de cores intensas nos objetos de decoração. Vermelho e tons terrosos caem muito bem com verde, assim como escolher almofadas com revestimentos naturais como palha e outras fibras para a hora da leitura ou descanso. Se houver espaço para uma rede, também é uma ótima opção. Claro que todas essas sugestões são muitas das formas de explorar as várias facetas da sua varanda para que ela seja uma grande aliada nos principais momentos do dia a dia.

Continua após a publicidade

Continue comigo por aqui e pelo meu Instagram @euelainegonzalez. E nos vemos daqui duas semanas!

Publicidade