Veja a cor do ano de 2019 escolhida no estudo Colour Futures
Com o tema Deixa a Luz Entrar, a pesquisa reuniu especialistas mundiais, que apresentaram Creme Brulée como a cor para o próximo ano
Um tom neutro quente, com as nuances amareladas do caramelo e que reflete um clima de busca pela positividade. Assim é Creme Brulée, escolhida como a cor de 2019 pela equipe de profissionais internacionais que participaram do Colour Futures, estudo de tendências de cores da Coral, marca da holandesa AkzoNobel.
O estudo é feito há 16 anos por um time de especialistas renomados de diversas áreas que se encontram para compartilhar impressões e insights globais sobre o espírito do momento e o comportamento das pessoas. Os resultados ajudam a compreender os caminhos dos consumidores e, assim, criar paletas que possam ajudar você a imprimir em casa seus anseios e desejos.
“É um estudo muito profundo, com muitas reflexões e pontos de vista que, no final, constroem um conhecimento coletivo que revela o ‘mood’ daquele momento, traduzido em cores capazes de humanizar e transformar os espaços”, conta Adriana Pedrosa, artista plástica brasileira que, junto com a sócia, Carlota Gasparian, participou da pesquisa representando a América Latina.
A edição de 2019 apontou o tema Deixa a Luz Entrar como mote para o próximo ano. “É um tema que mostra o processo que estamos vivendo, de sentir necessidade de pertencimento e de dar uma pausa para os afetos em casa”, explica Carlota Gasparian.
A cor Creme Brulée traz uma versatilidade muito grande e a qualidade de criar uma infinidade de sensações, dependendo da luz e da paleta que você escolher. “Por isso, é uma cor que, embora mais fechada, traz leveza e indica um respiro, ao mesmo tempo que revela que ainda temos um caminho para atravessar”, conta Carlota.
O tom de 2019
De acordo com a pesquisa, sentimentos de energia e propósito estarão em alta no ano que vem. “O estudo mostra que as pessoas se sentem prontas para agir, ao mesmo tempo que querem criar lares que sejam convidativos e que reflitam um senso de despertar, de transformar pensamentos e sonhos em ações”, afirma a gerente de cores e de comunicação de marca da AkzoNobel, Fernanda Figueiredo.
Para ela, se em 2018 a sociedade fechou as portas para se refugiar e organizar as ideias, agora ela se sente pronta para abrir as janelas e encarar novamente a realidade. “É como se as pessoas ao redor do mundo tivessem um novo sentimento de energia, otimismo e propósito, uma vontade de se envolver com o outro, tornar as coisas melhores e ser a mudança”, afirma a executiva.
Nesse sentido, o estudo apontou quatro atitudes que darão o tom para o próximo ano: pensar, sonhar, amar e agir. Cada uma delas é representada na pesquisa por uma paleta própria, que inclui a cor do ano e mais nove cores complementares, perfeitas para inspirar você a criar ambientes com o “mood” de 2019.
Pensar – Na primeira paleta, com tons neutros suaves e quentes, o espaço “Pensar” apresenta uma atmosfera de calma e clareza, na qual os moradores se sentem livres para serem eles mesmos. “A ideia é criar ambientes que favoreçam a reflexão sobre as nossas escolhas e sobre o que faz sentido em nossas vidas”, diz Adriana Pedrosa.
Sonhar – A essência dessa atitude revela que 2019 será o momento de abraçar a serenidade que vem do desapego. O clima é de silêncio e calma para desacelerar e deixar a mente voar. As cores para esse espaço são pastel suave. “Essa paleta traz o espírito de querer buscar soluções, sonhar para transformar”, comenta Carlota Gasparian.
Amar – “O amor é nossa maior luz, e fazer uma pausa para os afetos é algo que tem sido cada vez mais valorizado pelas pessoas como algo necessário”, diz Carlota. O ambiente com o clima “Amar” reflete atitudes positivas em reação ao isolamento e à solidão. Sua paleta é formada por tons intensos e quentes.
Agir – “Esse clima é construído pelos outros três”, pontua Carlota. Uma casa inspirada pelo clima “Agir” ajuda o morador a se recarregar de ímpeto e energia e, por isso, sua paleta é divertida e apresenta cores fortes.
Para se inspirar mais e renovar suas paredes seguindo as tendências, conheça o estudo completo no site.