Casa Created with Sketch.

Ventilação e luminosidade são conceitos-chave em casa do Ceará

Na casa projetada por Mário Wilson Costa Filho, do CasaPRO, as janelas foram projetadas para aproveitar os ventos vindos do leste e tornar os ambientes arejados

11-ventilacao-e-luminosidade-sao-conceito-chave-em-casa-do-ceara

 (/)

O morador desta casa em Fortaleza (CE) é dono de uma construtora e, depois de erguer dezenas de moradias para seus clientes, queria colocar em pé a própria casa dos sonhos. Procurou o arquiteto Mário Wilson Costa Filho, com quem já fizera vários trabalhos. Entre seus desejos estava uma área externa com pé-direito duplo (para dar monumentalidade à entrada como nos projetos de Oscar Niemeyer) e sua integração entre a área social. No entanto, segundo Mário, na arquitetura cearense é importante estar atento à insolação e à ventilação da área. “Temos um vento constante vindo do leste-sudeste e pouca variação do posicionamento do sol durante o ano. Levar em consideração estas condições e aplicá-las à nossa arquitetura é imprescindível”, explica. Varandas, redes de dormir e janelas também foram bem utilizadas para aproveitar a ventilação abundante. O resultado é de impressionar, como você pode conferir nas fotos a seguir. Após esta galeria, você pode conhecer melhor nosso profissional cearense do Arquitetos do Brasil.

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

Minhas inspirações são conhecimentos de arquitetura e do trabalho, ícones como Niemeyer, Alvaar Alto, entre outros. Também da literatura, música, artes plásticas, viagens, enfim, cultura.

2. Qual é o fator local (referente à sua região) que interfere, ou seja, icônico na arquitetura/cultura da sua localidade?

 

A orientação dos edifícios quanto à Insolação e a ventilação são determinantes na arquitetura cearense. Temos um vento constante vindo de leste/sudeste e pouca variação do posicionamento do sol durante o ano. Levar em consideração estas condições e aplicá-las à nossa arquitetura é imprescindível.

3. O que não pode faltar na casa de alguém do seu estado?

 

Varandas, redes de dormir e janelas para aproveitar a ventilação abundante.

4. Como você costuma se atualizar? Através de revistas, cursos, viagens etc.? E quais são?

 

Viajo constantemente (pelo menos uma vez ao ano) para países diferentes. Sempre faço um país por vez para descobrir sua arquitetura, cultura, museus, paisagens, gastronomia etc.

5. O que compensa, em termos de materiais, na hora de construir uma casa?

 

Compensam os materiais atemporais, que durem tanto do ponto de vista do tempo como no estilo, ou seja, que não estejam ligados a fenômenos de moda.

6. O que frustra e te estimula na sua profissão?

 

O estímulo com certeza vem da diversidade, do fato de estar sempre enfrentando novas demandas constantes. A frustração vem do mercado, que constantemente se autodesvaloriza com os profissionais nivelando-se por baixo na guerra por clientela.

7. O que as pessoas dizem quando você conta que é arquiteto?

 

Acham que vivo em um mundo sofisticado e de muito glamour, o que sabemos não ser verdade. Sabemos o quão complicado é ser profissional liberal no Brasil.

8. Qual foi o último filme/livro que assistiu/leu?

 

As duas temporadas da série House Of Cards. Revi recentemente As férias do Sr. Hulot, de Jacques Tati. Tenho lido poesia, tudo junto e misturado: Walt Whitman, Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Lawrence Ferlinghetti.

9. Você é a favor da reserva técnica?

 

Sou completamente a favor, desde que explícita. Somos nós, os profissionais, que vendemos os produtos. Nada mais justo. O que me incomoda é a dissimulação tanto de lojistas, quanto de profissionais. Diga a verdade e explique ao seu cliente o porquê, pois a remuneração que ele lhe paga não é suficiente para pagar as horas que dispensamos em pesquisa de fornecedores e produtos.

 

Perguntas e respostas:

 

1. Niemeyer ou Lúcio Costa? Niemeyer.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate? Mousse de chocolate.

3. E o Vento Levou ou Dançando na Chuva? Dançando na Chuva.

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Chico Buarque.

5. Sushi ou pizza? Sushi.

6. Atari ou Playstation? Nenhum dos dois.

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu? Clarice Lispector.

8. Gato ou cachorro? Cachorro.

9. Android ou iOS? iOS.

10. Paris ou Milão? Milão.

 

perfil-ventilacao-e-luminosidade-sao-conceito-chave-em-casa-do-ceara

 (/)

Mário Wilson Costa Filho é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1985. Mantém a empresa Espaço Projetos e Construções desde 1986, trabalhando com arquitetura, arquitetura de interiores e construção, com vários projetos realizados ao redor do Brasil nos segmentos residencial, comercial e institucional. Conheça mais seu trabalho:

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s