Um apartamento carioca com jeito de casa e espaçoso quintal

Reformado por Ivan Leite e Patrícia Machado, a morada de um casal de biólogos e seus cães celebra um estilo de vida descontraído

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h01 - Publicado em 10 jul 2019, 15h48
Marcio Irala/Casa.com.br

O gramado verde da área externa faz qualquer um acreditar se tratar de uma casa. Mas o apartamento térreo de 74 m², no Recreio dos Bandeirantes (RJ), tem uma surpresa na planta: uma área generosa, com mais do dobro da metragem construída (são quase 88 m² só de quintal). O espaço tornou-se perfeito para que os dois cachorros da raça Buldogue francês dos moradores pudessem brincar e correr à vontade pelo terreno. 

Marcio Irala/Casa.com.br

A reforma, capitaneada pelo arquiteto Ivan Leite e pela designer de interiores Patricia Machado do escritório carioca LM Arquitetura, garantiu a amplitude das áreas íntimas, além de repaginar completamente o quintal, com autorização do condomínio (que posteriormente usou o projeto como modelo para os outros apartamentos térreos). 

Marcio Irala/Casa.com.br

Assim, o primeiro passo foi ampliar a suíte do casal, usando parte da metragem do home office, e realizar pequenas alterações no banheiro para garantir mais conforto para os moradores. Na área social, o décor enfatiza o frescor e a descontração, duas características do projeto, nas cores e nos revestimentos. “A paleta de tons claros transmite uma sensação de frescor. Ao mesmo tempo, a madeira deixou os ambientes mais acolhedores. Na cozinha as paredes ganharam um revestimento azul de visual detonado que fez toda a diferença no resultado”, explica Patrícia. 

Continua após a publicidade

Marcio Irala/Casa.com.br

A área externa, o trunfo do projeto, recebeu mobiliário de cordas náuticas coloridas, mesas de centro e laterais com estrutura de alumínio e tampo de cerâmica e sofá modulado e estofado para área externa. “Gosto da sensação de que a área externa invade o apartamento, integrando tão bem os espaços. Também gosto do fato dos moradores disporem de um espaço interno relativamente compacto, porém bastante otimizado e prático para realizar as tarefas do dia a dia sem desperdício de tempo”, comenta Ivan. 

Marcio Irala/Casa.com.br

Além de um belo espaço de convivência do lado de fora, o quintal também ganhou piscina com deque, banco e chuveirão. Há ainda uma área com bancos-baús para guardar as pranchas de surfe dele, além de uma pequena mesa para refeições rápidas. Uma bancada com cooktop completa o ambiente para receber. “Me agrada a jovialidade e a informalidade da decoração”, conclui o arquiteto.

Continua após a publicidade

Publicidade