Continua após publicidade

Soluções arquitetônicas simples transformam apartamento duplex de 40 m²

O estilo urbano e contemporâneo é traduzido em linhas retas, revestimentos brutos e cores vivas neste apê paulistano

Por Marianna Gualter
Atualizado em 28 fev 2024, 13h51 - Publicado em 24 jun 2019, 23h13

Funcionalidade é palavra de ordem no projeto deste pequeno apartamento duplex, com apenas 40 m². Elaborado pelos arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, da Casa 100 Arquitetura, o espaço investe em elementos plurais e no estilo urbano.

(Eduardo Bandelli/Casa.com.br)

Localizado em São Paulo, o apê é lar de recém-casados. O andar inferior com pé-direito alongado acomoda sala, cozinha, lavanderia e banheiro. Acessada por uma escada, a suíte ocupa o mezanino.

(Eduardo Bandelli/Casa.com.br)

Os móveis multifuncionais e o uso de cores vivas são características do projeto. O visual contemporâneo ganha força com revestimentos mais brutos, como a madeira e o cimento queimado, e linhas retas, predominantes em todos os cômodos.

(Eduardo Bandelli/Casa.com.br)

A disposição do mobiliário na sala atende um pedido especial da moradora: criar ambientes de estar e televisão que pudessem ser independentes. Frente ao pouco espaço disponível, o móvel horizontal na parede assume essa responsabilidade. Quando aberto, acomoda a televisão. Já fechado, vira um aparador.

(Eduardo Bandelli/Casa.com.br)

Ao lado, na cozinha, a laje nervurada aparente segue a proposta urbana e aumenta a sensação de amplitude na área. O visual conversa com a escada de cimento sem acabamento, segmentada por tubos metalizados de proteção.

(Eduardo Bandelli/Casa.com.br)

Harmonizando com a divisória, as luminárias do espaço também são metalizadas, duas peças pendentes em cobre. A bancada apresenta uma das soluções centrais deste ambiente: a peça tem dois bancos embutidos, que dependendo da necessidade, podem ser escondidos ou abertos.

Continua após a publicidade
(Eduardo Bandelli/Casa.com.br)

Uma grande prateleira de madeira contorna parte da cozinha, compensando a falta de armários. Atrás da bancada, a parede pintada com tinta lousa permite escrever receitas e recados. Ao lado, um painel deslizante de madeira encobre ou revela a lavandeira.

(Eduardo Bandelli/Casa.com.br)

Subindo a escada, o quarto do casal ficou mais iluminado após a derrubada da mureta de proteção. Em seu lugar, foi construída uma estrutura utilizando chapas metálicas revestidas de madeira: um móvel utilitário, que amplia o dormitório e acolhe um home office, duas cabeceiras e uma boa prateleira. A estrutura avança sobre o mezanino e ornamenta a vista da sala.

Publicidade