Sofá “comprado errado” vira protagonista da renovação da sala e office deste apê
A arquiteta Fernanda Medeiros assina a reforma da área social e escritório deste apartamento em Ipanema. O projeto inclui uma adega na marcenaria planejada.
Depois de trocar de apartamento, o casal de moradores e seus dois cachorros Ben e Belina sabiam exatamente o que queriam: um lar que refletisse sua personalidade, fosse acolhedor no dia a dia e perfeito para receber amigos. Amantes de viagens, bons vinhos e jantares em casa, os moradores queriam que cada detalhe tivesse significado. Eles chamaram a arquiteta Fernanda Medeiros para renovar o living e o home office.
“Com transformações na planta e soluções sob medida, o projeto, executado em apenas três meses, reestruturou os principais ambientes para atender ao novo estilo de vida do casal — e até mesmo o sofá comprado errado acabou virando protagonista de uma solução criativa”, conta a arquiteta.
Originalmente, a sala de estar estava praticamente vazia com um sofá em L que comprometia a circulação. Parte da peça foi mantida na sala e a outra foi realocada para o home office, criando um layout fluido e funcional. O resultado: um espaço acolhedor, ideal para relaxar ou receber os amigos para um bom jantar.
“Um dos pedidos do casal era um home office confortável que unisse design e praticidade. O resultado agradou tanto que os moradores decidiram criar um segundo espaço multifuncional, que também serve como quarto de hóspedes“, completa Fernanda.
“Trabalhar em casa se tornou um prazer. O home office transformou completamente a nossa rotina”, comenta a moradora Emilia.
Apaixonados por bons vinhos, o casal pediu um móvel com adega sob medida. A peça, além de funcional, se tornou um dos destaques do projeto, reunindo sofisticação e personalidade.
Fernanda trabalhou com uma paleta de materiais e acabamentos que equilibram calor, conforto e praticidade, como a madeira natural presente nos móveis planejados revestidos com lâmina de freijó, o piso original mantido em tábua corrida de ipê, com acabamento de Synteko polido. Para suavizar o brilho, foram inseridos tapetes que adicionam textura e acolhimento.
O projeto de iluminação ficou aconchegante com a substituição das lâmpadas brancas por luzes amarelas, além de pendentes e luminárias decorativas que criam pontos de luz estratégicos, destacando móveis e obras de arte.
No mobiliário e acessórios os destaques são as peças selecionadas da Novo Ambiente e LZ Studio, obras de arte e quadros de Marco Figueiredo, Nica Kessler, Ari Kaye e Tomaz Velho e tapetes com modelos exclusivos para a sala da Avanti e do home office pela Hathi.
Móveis em madeira maciça e tijolinhos dão toque rústico à apê leve e claro de 70 m²
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
7 jeitos caseiros de desentupir a pia da cozinha
Apê com decoração clássica tem boiseries, cristaleira espelhada e lareira
Decoração afetiva: apê de 70 m² tem azulejos, objetos de família e pegboard na cozinha





