Rústico, retrô e contemporâneo: apê de 72 m² ganha vida com cozinha azul
Elementos clássicos e modernos se mesclam no projeto assinado por Ricardo Abreu: há boiserie, ladrilho, taco e muitas cores
Com 72 m², este apartamento no bairro da Vila Mariana (SP) foi projetado para um casal sem filhos, que queria um lar integrado e com dois quartos. Na planta original do imóvel, a cozinha tinha acesso independente para o hall comum do prédio e se conectava com a lavanderia e os ambientes de serviço. Tudo foi demolido pelo escritório Ricardo Abreu Arquitetos para ampliar a sala e criar uma na cozinha americana.
Pouco restou do imóvel original, com exceção do piso de taco que estava coberto por um laminado de madeira. “Removemos todo o laminado existente e restauramos o taco de madeira sucupira em espinha de peixe original, que virou um grande destaque no projeto”, conta o profissional.
Toda a fiação foi substituída para passagem de novos circuitos, agora com automação e sonorização. Como a intenção do casal era poder receber amigos sem se preocupar com o barulho que pudesse incomodar os vizinhos, um isolamento acústico foi aplicado no contrapiso. As esquadrias também foram refeitas, agora padronizadas e com proteção antirruído.
Na área íntima, o antigo banheiro foi dividido em dois, criando um lavabo para a sala e uma suíte para o dormitório do casal. No segundo quarto, a marcenaria versátil funciona como home office e também pode receber hóspedes.
A suíte conta com paredes com boiseries e portas dos armários em baixo relevo, além de uma pintura verde geométrica que ultrapassa a parede da cabeceira para teto e paredes laterais.
Na paleta de cores, os tons são vibrantes e fortes e há uma explosão do azul, que recobre paredes e integra salas e cozinha. Há também uma grande combinação de materiais de revestimentos: porcelanatos marmorizados foram empregados no painel da TV e também revestem as paredes do lavabo, modelos mais neutros recobrem o piso da cozinha e as paredes do banho da suíte e ladrilhos hidráulicos vestem as superfícies da área de serviço.
A estética final do projeto é bem eclética. “Como casal gostava bastante de elementos pontuais de vários estilos diferentes, há uma mescla de elementos clássicos, como as boiseries aplicadas nas paredes, mas que são contrastantes com as pinturas geométricas nas paredes e tetos. O mobiliário é contemporâneo, mas contrasta com o piso original de madeira”, explica Ricardo.
Destaque também para o tapete do living, intitulado Dom Pedro, criação de Ricardo Abreu Arquitetos para a By Kamy e que faz parte da série Tapetes Urbanos.
Veja mais fotos!