Casa Created with Sketch.

Reforma express transforma apartamento e dá novo sentido aos ambientes

Em quase um mês, a designer Debora Wajman transformou completamente a área social de um apartamento

Móveis desproporcionais e não ergonômicos, combinações de decoração não harmônicas e ambientes não funcionais. Foi esse o cenário que a designer de interiores Debora Wajman encontrou em um apartamento de 163 m² na Vila Mariana, em São Paulo. Em um mês, entretanto, o projeto de Wajman transformou os espaços e deu outros sentidos a todos eles.

 (Julia Herman/Divulgação)

Após comprado, o apartamento passou por uma reforma básica para os residentes se mudarem, mas a mobília veio de outro imóvel. Com o tempo, a dona sentiu necessidade de readequar o espaço conforme suas necessidades e preferências atuais. Os móveis, porém, não se harmonizaram ao ambiente. “Havia uma mesa quadrada muito escura na sala e, atrás dela, um buffet. E na varanda um sofá havia ‘sobrado’ ali, mas o ambiente não era convidativo”, conta Debora.

Sabendo disso, a designer fez um novo estudo de layout, que retirou uma sala de jantar desconfortável junto à sala de TV e criou um novo living para o apartamento. 

 (Julia Herman/Divulgação)

“O que fizemos foi criar um espaço mais confortável para refeições na varanda, próximo à área gourmet, e criar um pequeno ‘estar’ ali para quando ela recebesse”, conta Wajman. “Criamos um novo living na sala, onde ela pode receber de forma mais confortável também. Havia uma copa com móveis desproporcionais. Refizemos a marcenaria de forma que ela passou a habitar este ambiente com mais frequência”, completa.

 (Julia Herman/Divulgação)

O grande desafio, para Debora, foi implantar um novo layout a ponto de mudar a forma como os moradores estavam vivendo naquele local. A varanda, pouco usada até então, passou a ser mais aproveitada. A copinha, que antes era muito desconfortável e pouco atrativa, passou a abrigar as refeições rápidas. E o espaço onde antes ficava a antiga mesa de jantar se tornou o novo living.

“Foram mudanças não só estéticas, mas também desafiadoras nesse sentido de readequar a dinâmica da casa. Um grande desafio é também oferecer mudanças significativas nos ambientes sem promover uma grande reforma, uma vez que os moradores continuariam residindo durante a obra”, conta a designer.

 (Julia Herman/Divulgação)

Com um novo mobiliário, quadros, papel de parede, espelhos e luminária, o escritório conseguiu solucionar as necessidades do ambiente, causando um grande impacto, mas sem anular as características anteriores.

“O apartamento já tinha um piso muito claro e uma cor bege predominante nas paredes, mas estava precisando de uma identidade. A ideia principal era deixar a base neutra, mas trazer requinte através do papel de parede, mobiliário e vegetação na varanda”, explica a profissional. “Acredito que trouxe um requinte e deixou o apartamento com claridade e leveza”, afirma.

 (Julia Herman/)

As cores ficaram por conta dos móveis e quadros, enquanto a decoração foi a responsável por preencher a casa de personalidade, com peças trazidas de viagem pela dona – que é uma empresária de turismo.

“A marcenaria da varanda (painel da TV) tem um tom de madeira mel que ajudou muito a ‘esquentar’ o ambiente, pois traz conforto e remete à natureza. Acredito que isso tenha sido um ponto interessante na varanda. Na copa, onde fizemos marcenaria também, penso que o interessante foi a junção da madeira, o tom claro da marcenaria e o revestimento 3D do nicho. É um clean sofisticado”, conta Debora.

 (Julia Herman/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s