Reforma cria estante em gesso acartonado para acomodar tubulações
A arquiteta Fernanda Medeiros teve o desafio de encontrar soluções para contornar dois pilares descobertos na reforma, dentre elas, a estante se destaca.
Este apartamento de 220 m² na Lagoa, Rio de Janeiro, é o novo lar de um casal e duas filhas pequenas e ganhou um projeto de interiores de Fernanda Medeiros. A família buscava um imóvel maior que não só acomodasse confortavelmente sua rotina diária (com o crescimento das filhas), mas que também fosse ideal para receber familiares e amigos nos fins de semana.
Logo no início da demolição, surgiu um desafio: dois imponentes pilares foram descobertos – um na parede que separa a suíte principal da sala de estar e outro atrás do sofá, impedindo a passagem da tubulação de ar condicionado. O que seria um empecilho se tornou uma solução de design e arquitetura de interiores.
Foi criada uma generosa estante em gesso acartonado que não apenas permitiu a passagem da tubulação de ar condicionado, como também adicionou um toque de charme e acolhimento à sala. O outro pilar acabou gerando uma redução de espaço, inicialmente previsto para a sala de estar, o casal ganhou um elemento não planejado: um super closet, que acabou virando o ponto alto do projeto.
A marcenaria personalizada é um dos grandes destaques no apartamento. “Utilizamos lâmina natural de carvalho americano para um projeto desenvolvido exclusivamente para a sala. Já os quartos e a cozinha contaram com marcenaria planejada específica para o projeto”, conta Fernanda.
Uma parede azul em tom vibrante se destaca no quarto do casal, combinando perfeitamente com o branco e a cabeceira de madeira ripada, dando um toque de elegância e aconchego.