Reforma deixa área externa de casa mais verde e apta a receber

Pensado para uma família que não mora no Brasil e usa a casa com pouca frequência, o projeto conta com soluções de automatização

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h50 - Publicado em 16 set 2019, 16h15
MCA Estúdio/Divulgação

Localizada na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), a área externa desta casa recebeu um projeto de reforma e paisagismo assinados por Carmen Mouro.

Com 360 m², o espaço desafiou a arquiteta a assumir uma obra que já estava em andamento e reparar uma série de defeitos construtivos do projeto original.

MCA Estúdio/Divulgação

O foco do trabalho foi a projeção e execução da piscina, da varanda gourmet, da sauna e do banheiro de apoio. O trabalho considerou, também, os caminhos, muros, portão de entrada e sistema de drenagem, muros, portão da entrada.

Além disso, as fachadas do segundo e quarto pisos foram “envelopadas” com painéis de treliça deslizantes, que valorizam o visual e permitem o controle da incidência de luz nos interiores. 

MCA Estúdio/Divulgação
Continua após a publicidade

Apesar do pouco uso da residência, os clientes – que não moram no Brasil – adoram receber os amigos na varanda gourmet. Por estas razões, solicitaram um espaço automatizado e de fácil manutenção.

Com 55 m², a área conta com uma ilha de cocção, mesa de refeições, churrasqueira e forno à lenha. A varanda foi construída de frente para a piscina, assim como a sauna e o banheiro de apoio ao lazer. 

MCA Estúdio/Divulgação

No jardim, por sua vez, plantas “de sol” foram escolhidas por serem mais duráveis e resistentes. Já os muros altos foram cobertos com aspargos, orquídeas, Philodendron xanadu e Monstera (costela-de-Adão), formando desenhos de ondas a partir da coloração de cada espécie.

No muro mais baixo, as clúsias se destacam. No entorno da piscina as plantas se alternam entre palmeiras Veitchia duplas com raiz única, e um gramado onde o pai pode jogar bola com os filhos. Toda irrigação foi automatizada e pode ser acionada à distância, inclusive pelo celular. 

Confira na galeria abaixo mais fotos do projeto:

Continua após a publicidade

Publicidade