Reforma de apê usa piso e marcenaria originais para destacar revestimentos e pontos de cor
Raquel Neves assina apartamento minimalista com pontos de cor e integração funcional
Este apartamento de 175m², em São Paulo, lar de um casal com duas filhas, demandava intervenções significativas de manutenção, além de atualização de revestimentos e ajustes no layout.
Com projeto assinado pela arquiteta Raquel Nevel, a reforma começou com um plano de manutenção e aproveitamento total do piso de madeira existente, bem como da marcenaria original dos quartos. A intervenção repaginou completamente cozinhas, banheiros e varanda com churrasqueira, criando um pano de fundo neutro que valorizasse os revestimentos, enquanto pontos de cor foram introduzidos para dar personalidade aos espaços. A ideia era que o apartamento já se apresentasse aconchegante e funcional, porém minimalista, permitindo que detalhes decorativos fossem incorporados aos poucos.
A cozinha, em formato tipo “corredor”, ganhou funcionalidade e amplitude, com uma bancada limpa, sem móveis aéreos, valorizando a entrada de luz natural pelas janelas. Um bloco com torre quente e armários de maior profundidade em um tom de verde se conecta a outro bloco ao redor do living, em verde cashmere e MDF verde jade, criando continuidade visual. Os tons de madeira natural e acabamentos amadeirados claros complementam o piso e o teto brancos, trazendo equilíbrio e sofisticação.
A varanda com churrasqueira seguiu a mesma linha minimalista da cozinha, com os mesmos revestimentos, nova churrasqueira e marcenaria planejada, garantindo integração e unidade estética entre os ambientes. No living, a base clara em branco e cinza, junto ao piso de madeira, contrasta com o bloco verde da cozinha, funcionando como um pano de fundo elegante e discreto.
Na suíte master, a base neutra em branco, bege e madeira cria um cenário flexível, permitindo que cores e padronagens sejam exploradas livremente na roupa de cama e nos detalhes decorativos. Nos banheiros das meninas, os revestimentos em porcelanatos claros, acetinados e homogêneos, na linha de cimentícios e granilite, se combinam com a marcenaria funcional em tons de rosa, cinza e branco, resultando em um espaço delicado e contemporâneo.
Em todo o apartamento, a escolha de materiais e acabamentos buscou tons neutros e claros para a base geral, porcelanatos acetinados em peças grandes e bancadas em granito Itaúnas, nos acabamentos polido e levigado. O piso de madeira existente foi restaurado, aquecendo a base neutra e compondo um projeto atemporal, elegante e funcional, pronto para ser habitado e personalizado pelos moradores.
– (Pamela Wille/Divulgação)
Casa de vila de campeã do MasterChef tem cozinha de restaurante e muita personalidade
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
7 jeitos caseiros de desentupir a pia da cozinha
Como tirar as manchas de bolor e mofo das roupas





