Continua após publicidade

Reforma deixa apê em São Paulo com cara de vó

Com piso em lajota, plantas e tons terrosos, o projeto assinado pelo escritório Vinícia Brandão Arquitetura é repleto de aconchego

Por Yara Guerra
Atualizado em 29 fev 2024, 11h59 - Publicado em 11 jul 2022, 13h00
Sala de estar em tons neutros, com sofá bege e banquinho
(Carolina Mossin/Casa.com.br)

Este apartamento localizado em São Paulo é casa para uma mulher e seu cachorro Dom. Eles buscavam um lar aconchegante, com marcenaria inteligente para otimização do espaço e algo rústico, com cara de vó.

“A estrutura quase não mudou, o apartamento é bem pequeno. Apenas criamos uma península com balcão para facilitar para cozinhar e receber os amigos”, contam os profissionais do escritório Vinícia Brandão Arquitetura, que assinou o projeto.

Sala de estar em tons neutros
(Carolina Mossin/Casa.com.br)

O principal desafio do projeto foi realizar a obra com um orçamento enxuto e atender todas as necessidades de uma casa no espaço interno do apê.

“Uma grande parte do espaço era a varanda, e ela não quis fechá-la, quis deixar aberta, para ter brisa, vento, colocar plantas e curtir uma atmosfera de quintal”, contam.

Cozinha integrada ao estar com tons terracota
(Carolina Mossin/Casa.com.br)

Eles criaram um painel de parede na cozinha a fim de ocultar o quadro de luz, enquanto a profundidade garante alguns espaços de armazenamento. A moradora adora potes e objetos de cozinha, por isso os arquitetos criaram nichos para armazená-los.

Cozinha integrada ao estar
(Carolina Mossin/Casa.com.br)

“Ela queria uma televisão, mas não queria uma TV dividindo o quarto com a sala. Dessa forma, criamos um painel articulado em serralheria, que recolhe quando a TV não está em uso. E quando está, ela pode assistir a TV tanto da cama como do sofá.

Essa é a peça com maior destaque do projeto, pois atende todos os ambientes, e ainda recolhe deixando o espaço livre, integrado”, explicam.

Cozinha integrada ao estar
(Carolina Mossin/Casa.com.br)

Para buscar a atmosfera de vó, os profissionais selecionaram um piso em lajota para lembrar as casas antigas e ficar um ar rústico. Além disso, a fim de ampliar todo o ambiente, toda a marcenaria, parede geral e bancadas, foram escolhidas com cores claras.

“Usamos alguns tons mais escuros em alguns pontos, para trazer uma personalidade ao espaço sem comprometer a claridade”, dizem.

Varanda com rede e planta
(Carolina Mossin/Casa.com.br)

Na varanda, ficou tudo aberto conforme desejado. Para dar a privacidade com relação à varanda, foi projetado um biombo em madeira maciça. E, para dar uma atmosfera de quintal, o escritório projetou um espaço com muita planta e uma rede.

Com piso de lajota cerâmica em todos os ambientes e tons terrosos, o apartamento recebeu um estilo rústico, integrado e multifuncional.

Quer ver mais fotos? Confira na galeria:

Publicidade