Continua após publicidade

Reforma: apartamento antigo de 48 m² ganhou amplitude

Localizado no centro de São Paulo, o imóvel teve cozinha, banheiro e quarto totalmente repaginados e o resultado não poderia ser mais charmoso

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 15 dez 2020, 11h24 - Publicado em 14 set 2020, 13h53
(Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

O casal de moradores deste apartamento de 48 m², no centro de São Paulo, adoram curtir a vida cultural da cidade, a gastronomia e também eventos esportivos, como corridas de rua. E morar nessa região facilita o acesso a tudo isso. Mas, nem sempre foi assim. Durante um bom tempo, eles viveram em um bairro afastado. Até que surgiu oportunidade de arrematar um imóvel bem onde eles sonhavam, na Rua Caio Prado, próximo ao futuro Parque Augusta.

Mesmo estando diante de um apartamento bem degradado e que demandaria um bom investimento para deixá-lo do jeito que sonhavam, eles não pensaram duas vezes. E, depois de fechar o negócio, chamaram Ana Brito e Walter Mendonça, do escritório Arquiteto em Casa para fazer uma reforma radical.

(Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Como o apartamento é pequeno, era preciso aproveitar cada centímetro e garantir um bom espaço de armazenamento sem pesar no visual. Para isso, os arquitetos mediram cada nicho e gaveta dos armários junto com os clientes para que tudo ficasse perfeito. Outra questão fundamental era manter uma boa ventilação e iluminação natural, mesmo estando no primeiro andar.

Além da parte visual, a reforma precisou dar conta de refazer as instalações de elétrica e hidráulica, além de substituir as antigas janelas por novos modelos de alumínio (seguindo o padrão do prédio, é claro). Os revestimentos também foram trocados, o vaso sanitário foi reposicionado, assim como a pia da cozinha e o tanque. O que ficou de original foi o belo piso de taco, que teve algumas peças repostas e precisou ser complementado no corredor. Apesar disso, o olhar atencioso dos arquitetos permitiu que um pouco da história do antigo apartamento fosse preservada.

Decoração quartos de casal (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

No quarto do casal, a solução para resolver o pedido de ter muitos armários, foi trabalhar com a largura do ambiente. Assim, a cama ficou no meio e dois armários foram posicionados nas laterais. O do lado direito ficou reservado para as roupas penduradas e gavetas e o do lado esquerdo ganhou gaveteiros, nichos, prateleiras e até um baú embaixo da janela.

(Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Como o espaço era ainda mais reduzido no banheiro, o ambiente ganhou atenção especial. Para conseguir armazenar tudo o que precisavam, os arquitetos desenharam um armário espelhado sobre a pia e um vertical, ao lado da bancada.

Continua após a publicidade

Já na cozinha, a posição da bancada foi invertida para a parede oposta para poder crescer e facilitar a criação de nichos para os eletrodomésticos.

(Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste projeto, inclusive imagens de antes e depois, navegue na galeria abaixo!

 

Continua após a publicidade

 

Publicidade