Reforma amplia cozinha e cria despensa neste apartamento de 150 m²
A arquiteta Camila Medrado também incorporou a varanda e parte de um dos quartos à sala
Assim que comprou este apartamento de 150 m², o casal de moradores chamou a arquiteta Camila Medrado um projeto de reforma completa, com decoração integralmente nova em todos os cômodos. “Eles pediram uma decoração contemporânea com toques clássicos, especialmente na área social”, explica Camila.
Com a reforma, a arquiteta incorporou a varanda e parte de um dos quartos à sala e integrou a outra parte deste dormitório à suíte do casal (para acomodar um guarda-roupa) e à circulação íntima (para acomodar um armário com função de roupeiro). Além disso, o antigo quarto de serviço foi demolido para ampliar a cozinha e abrir espaço para a criação de uma despensa, que não existia na planta original.
O conceito do projeto buscou criar uma residência contemporânea e clara, com toques do estilo clássico, marcada por móveis brasileiros de design assinado, entre peças de acervo, novas, reedições e garimpos vintage, como as cadeiras de jacarandá Novo Rumo (original dos anos 60), o par de poltronas M97 (do Percival Lafer), o banco Leif e as cadeiras Lucio (do Sergio Rodrigues), o aparador Alva (da dupla Marcelo Alvarenga e Susana Bastos), as mesas laterais de pau-ferro (do Studio Sette7), a baqueta Abaporu (do Alfio Lisi), o trio de espelhos redondos de parede (do Estudiobola).
“Como os clientes apreciam design autoral brasileiro e arte de boa qualidade, aproveitamos boa parte do acervo do apartamento antigo”, informa Camila. Entre as obras de arte, a arquiteta destaca os quadros de Eduardo Sued, Judith Lauand, Tarsila do Amaral e Amilcar de Castro, as esculturas de Marcos Coelho Benjamim e Zé Bento e arte popular de Mamulengo do Celestino.
Na decoração, a arquiteta adotou uma paleta cromática com base neutra e clara e acrescentou texturas variadas nos materiais e acabamentos para que o resultado final ficasse elegante, sofisticado e, ao mesmo tempo aconchegante. Para reforçar esta sensação, o piso de toda a área social e íntima foi revestido com madeira natural.
“A cliente tem extremo bom gosto e fez questão de participar de todo o processo que a decoração envolve, desde os garimpos vintage à compra das peças novas, que foram chegando aos poucos. Com isso, conseguimos imprimir o gosto e a personalidade do casal em cada cantinho”, conclui a arquiteta Camila Medrado.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: