Projeto transforma unidades duplex em triplex com vista 180º para a orla do Rio de Janeiro
House in Rio Projetos tira partido da vista privilegiada para os pontos turísticos cariocas em reforma de 315 m²
Um jovem empresário adquiriu duas coberturas duplex vizinhas, no Rio de Janeiro (RJ), com a intenção de unificá-las. O projeto ficou a cargo do escritório House in Rio Projetos, que não só uniu as plantas, mas as transformou em um triplex.
Após a reforma, o imóvel passou a ter uma planta semicircular, com 315 m², que oferece vista 180 graus para a região mais nobre da zona sul do Rio, incluindo a orla do Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor. Além disso, um terceiro piso foi construído do zero, com um robusto reforço estrutural para viabilizar novas áreas.
“Todo o projeto foi pensado para destacar e valorizar a vista a partir do edifício mais alto do Leblon, uma torre cilíndrica erguida sobre o shopping Rio Design Center”, explica Rodrigo Cardoso, à frente do escritório.
Sofisticação e lazer completo
Acabamentos nobres e espaços de lazer diferenciados foram privilegiados no projeto. Na área externa, a academia com aparelhos de última geração divide as atenções com a piscina suspensa, grande destaque da reforma.
Construída no terceiro pavimento, ela tem fundo e lateral de vidro transparente, borda infinita com vista para o mar e área interna com espaço de ‘prainha’, que comporta até duas espreguiçadeiras. Banco de hidromassagem e jato para nadar contra a correnteza completam as opções de relaxamento.
Dela, ainda parte um ‘caminho’ de pedras que dá acesso a uma das duas suítes master do terceiro piso, com chuveiros adaptados para uso como sauna. As outras duas suítes do apartamento estão localizadas no primeiro pavimento.
Outro destaque da área externa é o revestimento em mármore Travertino Navona da fachada. A pedra foi esculpida com ondulações tridimensionais desenhadas pelo arquiteto especialmente para o projeto.
O revestimento, no acabamento liso, também aparece no piso de todo o apartamento. Ele compõe com a paleta de base neutra do projeto de interiores, que reforça o protagonismo da vista externa com uma estética contemporânea minimalista. Painéis ripados de marcenaria em folha natural de Freijó completam os ambientes, trazendo o calor e aconchego da madeira para os espaços internos.
“Outro detalhe interessante é que o formato semicircular do apartamento possibilitou integrar a sala à cozinha, sem que ela ficasse tão exposta”, comenta Cardoso. Nela, a ilha de cocção com queimadores e a coifa foram instalados diretamente na bancada, reforçando o estilo minimalista da decoração.
Todo o apartamento foi automatizado, com acionamento disponível, inclusive, à distância, como para abrir a porta ou ligar o ar-condicionado. “O maior desafio deste projeto foi atender todas as solicitações do cliente em um imóvel amplo, mas com o formato semicircular, que é bem peculiar, sem perder a fluidez dos espaços”, finaliza o arquiteto.
Kitnet de 33m² ganha área de serviço e cozinha integrada à sala após reforma
Casa de vila de campeã do MasterChef tem cozinha de restaurante e muita personalidade
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Tipos de Flores: 47 fotos para decorar seu jardim e casa!





