Pré-fabricada, sim, mas sob medida

A família escolheu o modelo e alguns itens opcionais, como na compra de um carro

Por Da redação Atualizado em 20 dez 2016, 23h17 - Publicado em 13 nov 2006, 16h55

Por que esta casa é rápida: sistema de construção pré-fabricado

Projeto: Precasa

Um título para uma foto sem titulo

Nas horas de descanso, quando não está no consultório ou em plantões, Clóvis Cerqueira gosta de ficar perto da natureza com sua mulher e filhos. Foi por isso que sua peregrinação por show rooms de casas pré-fabricadas de madeira começou – o médico decidiu erguer um refúgio num terreno comprado em Santo Antônio do Pinhal, SP. Ele pesquisou por vários meses. Muitos modelos e orçamentos depois, chegou a um projeto que unia madeira e alvenaria e era bem próximo do que esperava. “Fiquei mais seguro ao saber que as paredes da cozinha e dos banheiros eram feitas de cimento e bloco”, relembra. Também pesaram na escolha o tipo de madeira (a resistente maçaranduba) e os encaixes. Mas o que determinou a compra foi a possibilidade de alterar a planta e os acabamentos oferecidos. Como o condomínio proíbe derrubar árvores, a casa precisou se adequar ao espaço. Todas as mudanças foram estipuladas em contrato.

Atenção na compra

Ao procurar um show room de pré-fabricadas, informe as características do seu terreno. Inclinação, tipo de solo, recuos exigidos pela prefeitura e regras específicas do seu condomínio são algumas das informações que ajudarão na escolha do modelo. A empresa deve se comprometer a visitar o seu lote e avaliar a melhor maneira de posicionar a casa em relação ao sol. O Procon lembra que tudo o que foi conversado com o vendedor deve estar explícito no contrato, inclusive datas, com multas estipuladas para o atraso. Para ter ainda mais segurança, veja se a empresa já foi alvo de reclamações de outros clientes no órgão de defesa do consumidor. Tenha um capital de reserva de cerca de 20% do valor da casa para despesas extras.

Dentro da casa, a maçaranduba ficou aparente, tratada com verniz. Cozinha e ... O terraço sofreu mudanças. Ele seria aberto, sem vidros. Por causa dos vent... A Precasa, empresa com sede em Belo Horizonte, foi a escolhida por Clóvis. T... O declive do terreno influenciou as mudanças no projeto. Restrições do con...

Continua após a publicidade

Publicidade