Continua após publicidade

Prateleira e armários emolduram janela da cozinha deste loft de 30m²

Richard de Mattos, à frente do escritório Casa Cururu, apostou em uma base neutra pontuada pelo azul na marcenaria

Por Redação
20 set 2023, 13h00
Projeto de Casa Cururu. Na foto, quarto com cama de casal, cabeceira de palhinha, quadro em cima da cama e mesa lateral de madeira. Home office ao fundo.
 (Luiza Schreier/Casa.com.br)
Continua após publicidade

O casal de moradores decidiu trocar o apartamento onde morava por este loft de 30m² para ter uma vida mais prática e com mais liberdade para ir e vir, já que ambos viajam bastante.

Projeto de Casa Cururu. Na foto, cozinha pequena com parede e marcenaria azul, bancada branca, prateleira e armário emoldurando janela.

Assim que recebeu as chaves, eles pediram um projeto de reforma ao arquiteto Richard de Mattos, à frente do escritório Casa Cururu, que estava reformando outro imóvel, no mesmo endereço.

Projeto de Casa Cururu. Na foto, quarto pequeno com cabeceira de palhinha e mesa lateral de madeira.
(Luiza Schreier/Casa.com.br)

Richard revela que o principal pedido dos clientes recaiu na escolha dos materiais, que precisavam ser de ótima qualidade e sem exageros, mas com personalidade. Já no quesito cores, pediram para mesclar tons neutros, pontos de cor e elementos terrosos que resgatassem a origem paraense do casal.

Projeto de Casa Cururu. Na foto, cozinha pequena com armário azul e mesa de madeira redonda com duas cadeiras.
(Luiza Schreier/Casa.com.br)

Originalmente, o imóvel era bem compartimentado, com cômodos minúsculos, mal distribuídos e sem iluminação natural. O arquiteto derrubou praticamente todas as paredes para criar uma planta integrada e mais ampla. A cozinha, antes enclausurada, mudou de local e foi incorporada à área social, já que os proprietários adoram receber amigos e cozinhar.

Projeto de Casa Cururu. Na foto, cozinha pequena com parede e marcenaria azul, bancada branca, prateleira e armário emoldurando janela.
(Luiza Schreier/Casa.com.br)

Já a nova marcenaria foi projetada para criar muitos espaços de armazenamento, sem atravancar a circulação, enquanto o layout do banheiro foi alterado para oferecer mais conforto, tanto na área da bancada como do banho.

“Como a cozinha ficou instalada em uma parede com dois basculantes, usamos uma prateleira de ponta a ponta para emoldurar a parte inferior dos vãos. Na parte superior, instalamos armários até o teto, também em toda a extensão da parede, para guardar itens que não serão tão usados no dia-a-dia”, detalha ele.

Continua após a publicidade
Projeto de Casa Cururu. Na foto, banheiro pequeno com revestimento marmorizado branco.
(Luiza Schreier/Casa.com.br)

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, Richard usou uma base neutra e, para não ficar restrito aos tradicionais cinza, branco ou bege, acrescentou um tom de azul mais fechado, presente no acabamento melamínico de algumas marcenarias, executadas pela Lacca. “A sanca do teto que contorna todo o perímetro do apartamento foi o único elemento que decidimos manter. De resto, é tudo novo”, acrescenta.

Veja mais fotos na galeria abaixo!

Publicidade