Playground Infinito, um parquinho inspirado nas curvas da natureza
Parquinho com design arrojado é viabilizado por financiamento no Catarse e será implantado em creche de favela de São Paulo

Ao redor de uma mesa, 10 cabeças com diferentes backgrounds se uniram para solucionar um desafio proposto em um workshop da empresa Mesa & Cadeira: projetar um espaço educativo para uma área pública. Liderado pelo arquiteto Marko Brajovic, o grupo teve a ideia de criar o Playground Infinito, um parquinho com design inspirado nas curvas da natureza. Tudo no projeto faz referência ao meio ambiente: escorregadores remetem a morros, jardins lembram florestas e por aí vai. Brincando no parquinho, a criança sentiria o contato com a própria natureza. As sensações e possibilidades seriam infinitas, daí o nome do projeto. “O playground oferece toda a estrutura básica que uma creche deve ter: escorregador, muro para escalada, quadra de futebol, área de brincadeiras de roda, espaço para pintar, cabaninha, horta, sala dos professores e de limpeza e muito mais”, descreve a publicitária e artista plástica Olívia Yassudo Faria, uma das cabeças pensantes ao redor da mesa.
Mas o grupo não se contentou em criar o trabalho no papel e buscou patrocinadores para desenvolver a ideia. No Catarse, um site de financiamento coletivo, arrecadou a verba para viabilizar o playground, que também já conta com uma área para ser instalado: a Creche São Miguel Arcanjo, na Favela do Moinho nos Campos Elíseos. Na instituição onde cerca de 120 crianças de até quatro anos passam o dia, elas poderão brincar no parquinho. Agora, o próximo passo é preparar a obra, cuidar de questões jurídicas e pôr a mão na massa! Nesta galeria, você confere algumas fotos do projeto Playground Infinito e descobre uma prévia de como será o parquinho quando ficar pronto.








