Paleta em tons de cinza dá o tom neste apê minimalista de 140m²

A paleta de tons neutros composta por branco, cinza e preto, além da madeira, dão o tom do projeto de Piacesi Arquitetos

Por Redação Atualizado em 1 ago 2022, 19h30 - Publicado em 2 ago 2022, 13h00
Sala integrada com cozinha; mesa de jantar preta; bancada branca
Gustavo Xavier/Casa.com.br

A definição do minimalismo na decoração é guiada pela premissa “menos é mais”. Um projeto que valorize a funcionalidade e conforto, sem abrir mão de uma estética simples e bonita.

Foi esse o estilo que guiou o projeto desse apartamento de 140 m² assinado pelo escritório Piacesi Arquitetos Associados, no bairro de Belvedere, em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Sala de tv com poltrona preta
Gustavo Xavier/Casa.com.br

O briefing do projeto estava bem definido pelo jovem casal, que desejava uma casa moderna, atemporal e minimalista para receber família e amigos.

Cozinha com bancada branca e banquetas pretas
Gustavo Xavier/Casa.com.br

Para realizar os desejos dos moradores, o arquiteto Júnior Piacesi, à frente do escritório, trouxe o convívio e a integração como pontos de partida, em que a sala, cozinha e espaço de estar se unem para criar um ambiente agradável, único e com a identidade do morador.

Sala com mesa e cadeiras em madeira; plantas; pintura na parede
Gustavo Xavier/Casa.com.br

“Para integrar os ambientes foi necessário quebrar alvenarias que segmentam os espaços. Também demolimos um quarto para aumentar o espaço da cozinha e a integramos totalmente com a sala de jantar e estar”, revela o arquiteto.

Cozinha minimalista com bancada branca; sala de tv e jantar ao fundo
Gustavo Xavier/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Para realizar essas alterações, o grande desafio foi lidar com a estrutura existente. Isso porque o apartamento está localizado em um edifício mais antigo, em que o projeto estrutural era muito conservador, dessa forma foi preciso ter muito cuidado nas intervenções, inclusive na inclusão de placas de concreto na parte interna, mas valeu a pena cada cuidado.

“O uso das placas de concreto no ambiente interno é o que mais gostamos. Trouxe um toque urbano, muito presente na cidade, para dentro de casa”, conta Júnior.

Bancada com quadro na parede
Gustavo Xavier/Casa.com.br

As placas de cimento foram a escolha perfeita para o visual minimalista que tanto almejavam, e combina com a paleta de cores neutras em que o preto e o branco são predominantes.

Essas escolhas destacaram cada detalhe dos quadros, adornos e mobiliários de design, para trazer mais elegância e sofisticação para todo o espaço.

Quarto com mesinha lateral
Gustavo Xavier/Casa.com.br

“Trouxemos o minimalismo como predominante para todo o projeto. O uso de poucos materiais, poucos itens de decoração e escolha assertiva de mobiliário e iluminação são alguns atributos que caracterizam esse estilo.

A redução de adornos e o destaque dos detalhes compõem ambientes ainda mais funcionais e aconchegantes”, finaliza Júnior.

Curtiu? Confira mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade

Publicidade