Continua após publicidade

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores

A arquiteta Luciana Patriarcha escolheu o amarelo para o home office, o rosa para o quarto e o verde para o banheiro.

Por Editado por Ana Harada
18 ago 2024, 13h00
Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, sala de estar integrada com jantar e varanda, paleta de cor bege.
 (Robson Figueiredo/Divulgação)
Continua após publicidade

O projeto de renovação deste apartamento de 129 m² envolveu um processo meticuloso e criativo para transformar um imóvel usado em um espaço único e personalizado para os clientes. “A equipe de design teve a oportunidade de trabalhar com a estrutura existente, aproveitando alguns elementos e realizando melhorias significativas para atender às expectativas da cliente”, relata Luciana Patriarcha, que assina o projeto.

“Ao integrar o terraço e trocar os pisos e revestimentos da varanda, o projeto visou modernizar o espaço enquanto respeitava o que poderia ser reutilizado, como os pisos da sala e cozinha. Um detalhe notável foi o fechamento da coifa da churrasqueira, que conferiu um toque sofisticado ao ambiente”, complementa.

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, sala de estar, paleta de cores bege, painel ripado.
(Robson Figueiredo/Divulgação)

Para Luciana, o living integrado tem o maior destaque, ele é composto cozinha, sala de TV, sala de jantar e terraço. Ainda, uma cristaleira com iluminação LED na cozinha é uma adição elegante ao ambiente, tanto com as portas abertas quanto fechadas.

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, cozinha integrada bege, cristaleira com porta reflexiva.
(Robson Figueiredo/Divulgação)

“A integração perfeita entre cozinha, sala de TV, sala de jantar e terraço foi realizada com a inclusão de portas de vidro refletoras, permitindo que a cozinha e a bancada de refeições rápidas sejam ocultadas quando necessário, mas também se integrem harmoniosamente com o restante do ambiente”, explica Luciana.

Continua após a publicidade
Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, lavabo papel de parede botânico.
(Robson Figueiredo/Divulgação)

“Outra inovação foi o fechamento da passagem para os dormitórios com uma porta ripada, que se funde quase imperceptivelmente com o painel do home, além da ocultação da porta do lavabo, proporcionando um espaço amplo e leve.

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, sala de jantar, cadeiras brancas, mesa de tampo branco, lustre.
(Robson Figueiredo/Divulgação)

A cliente também solicitou a inclusão de dois pendentes clássicos que possuíam um valor sentimental, os quais foram cuidadosamente posicionados, um na sala de jantar e outro no lavabo, para adicionar um toque especial e nostálgico ao projeto”, prossegue.

Continua após a publicidade

Suíte com closet e bancada de maquiagem

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, quarto, cabeceira rosa, boiserie, lustre.
(Robson Figueiredo/Divulgação)

Um dos desejos mais marcantes foi a criação de um closet exclusivo, pois a cliente sempre sonhou com um espaço só dela. “Para atender a essa solicitação, o projeto foi concebido com três suítes, incluindo uma suíte master, um escritório/hóspedes, e o tão esperado closet, que ganhou destaque com uma paleta de cores em rosê. O closet foi projetado para exibir uma coleção de sapatos em um armário com portas de vidro transparente, além de nichos para bolsas e uma bancada para maquiagem e cuidados com a pele, criando um ambiente verdadeiramente especial para a cliente”, explica.

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, closet, bancada de maquiagem, poltrona rosa.
(Robson Figueiredo/Divulgação)
Continua após a publicidade

Outro desafio foi adaptar a marcenaria existente no painel da TV para que ficasse alinhada com o novo design. Segundo Luciana, a solução envolveu envelopar o MDF escuro com um acabamento mais claro e integrar portas ripadas para criar uma continuidade visual. “Na cozinha, alguns armários foram reaproveitados e modificados para garantir uma aparência coerente com o novo projeto”, diz.

Paleta de cores pautada na psicologia das cores

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, quarto com home office, papel de parede amarelo geométrico.
(Robson Figueiredo/Divulgação)

Apesar da variedade de papéis de parede utilizados, a harmonização foi alcançada por meio de uma segmentação cuidadosa. O lavabo, com seu papel de parede marcante, é um espaço isolado, enquanto o home office, com sua cor amarela vibrante, é separado do living por portas. O segredo para a harmonia está na aplicação moderada e na manutenção de áreas distintas para cada estilo.

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, quarto, cabeceira rosa, boiserie, lustre.
(Robson Figueiredo/Divulgação)
Continua após a publicidade

A paleta de cores foi cuidadosamente planejada para refletir as preferências dos clientes e as funções dos diferentes ambientes. “O office foi pintado em amarelo para estimular a concentração e trazer uma sensação de energia e otimismo. Na suíte do casal, tons de rosa foram utilizados para criar um ambiente romântico, complementado por fotos na cabeceira da cama que celebram o casamento do casal. O lavabo foi projetado para impressionar, com um papel de parede exuberante e uma cor verde nas paredes, oferecendo uma experiência visual única”, conta.

Veja todas as fotos na galeria abaixo:

Publicidade