Painel e rack de TV separam living de home office em apê de 75m²
O projeto do escritório ISE Arquitetura integrou praticamente todos os ambientes e utilizou uma mesa e baú soltos na sala de jantar para melhor circulação
Este apartamento de 75m² precisava de uma reforma completa para atualizar o layout e decoração ultrapassados. A arquiteta Laura Kim, do escritório ISE Arquitetura, foi chamada para criar o projeto.
“A suíte tinha um tamanho ótimo, mas havia um corredor de armários L na entrada que fazia com que o ambiente ficasse menor. O dormitório praticamente estava como um depósito. A cozinha e a lavanderia que estavam fechadas não estavam bem iluminadas e bem distribuídas. E o terraço que apesar de ser pequeno tinha uma área não aproveitada.”, explica.
A integração foi o conceito que norteou a reforma, as únicas paredes mantidas foram as do banheiro da suíte e as do lavabo.
Cozinha e lavanderia foram integradas e receberam os mesmos revestimentos. Os armários foram pensados para otimizar a entrada de luz natural e a praticidade: o armário alto fica apenas na cozinha, para não bloquear a iluminação, e o armário piso teto para vassouras e escadas fica logo na entrada da cozinha.
“Também criamos uma península com armário que serve de apoio para uma refeição rápida e ao mesmo tempo faz a divisão da cozinha com a sala de jantar“, comenta a arquiteta.
Na área social, o pequeno terraço curvo foi integrado ao living a partir da demolição da antiga esquadria e nivelamento do piso. Agora, os pilares e vigas funcionam como uma “moldura” para o espaço.
Para aproveitar melhor o espaço e não criar uma circulação atravancada, a mesa de jantar para seis pessoas e o baú são soltos.
O dormitório original foi transformado em escritório/ quarto de hóspede, separado da sala pelo painel e rack da TV.
“Atrás do painel preto do living, criamos um painel na cor azul claro pelo lado do escritório para clarear mais o ambiente, e criamos uma mesa que atende até 2 pessoas para trabalhar. A cama na frente da janela funciona para um hóspede e no dia a dia como um sofá de descanso”, afirma a arquiteta.
Para aumentar a suíte, que tinha armários logo na entrada, o escritório criou “um elemento 2 em 1: um armário para atender a suíte e ao mesmo tempo fazer a divisão com o escritório. As portas do armário foram feitas em espelho para dar a sensação de amplitude.”
A cama executada em marcenaria, tem gavetas embutidas na parte de baixo, sendo um local extra de armazenamento para o morador.
Por fim, o banheiro recebeu uma paleta de branco e cinza, em diálogo com o restante do projeto.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: