Painel de marcenaria articulado divide sala e cozinha em apartamento
O projeto de reforma e decoração, assinado pela arquiteta Solange Calio, tem estilo contemporâneo atemporal e tem a madeira como base.
Um casal com um casal de filhos que não mora com eles, dois netinhos e um terceiro neto a caminho, comprou este apartamento novo de 256 m² e, assim que recebeu as chaves da construtora, encomendou um projeto de reforma e decoração à arquiteta Solange Calio.
No geral, os clientes queriam um apartamento bastante acolhedor para receber a família, que é numerosa, e os amigos. “Recebemos o imóvel como uma tela em branco para que pudéssemos criar os cômodos de acordo com nosso projeto e a necessidade dos clientes, mantendo a planta original. A cozinha e a sala já eram integradas em um único espaço, mas resolvemos instalar um painel de marcenaria articulado entre elas para permitir isolar os ambientes, quando necessário”, conta Solange.
Na suíte do casal, o quarto também era um ambiente único, que foi dividido em dormitório e closet, usando apenas marcenaria.
A decoração segue o estilo contemporâneo atemporal e tem como base a madeira clara – presente, por exemplo, no piso de tábuas corridas e nos painéis de parede em marcenaria, ambos em carvalho natural -, combinada com alguns móveis de madeira mais escura e outros em tons de cinza (do mais claro ao mais escuro).
“O objetivo foi lançar mão de tons sóbrios para valorizar ao máximo a vista indevassável do verde da cidade”, resume a arquiteta. Na sala, a cor mais vibrante aparece principalmente no tapete redondo, da Botteh, que delimita um lounge-bar entre as áreas de estar com tv e jantar.
Para aumentar a sensação de amplitude e reforçar a unidade visual do setor social, a paleta cromática e os materiais da cozinha seguem o padrão adotado no setor social. “Embutimos os refrigeradores na marcenaria para deixar a cozinha bem clean e minimalista”, ressalta Solange.
Todos os móveis são novos e a seleção priorizou peças assinadas por designers brasileiros de renome, com destaque para Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Arthur Casas e Guilherme Wentz. Do endereço antigo foram aproveitadas apenas alguns adornos e as obras e arte, com destaque para a escultura de parede Folha Grande, da artista Ines Schertel, fixada na parede lateral da mesa de jantar.
“Projetamos um dos quartos com função de brinquedoteca e dormitório para acomodar os netos do casal e revestimos uma das paredes com painel de carvalho imantado para que as crianças possam fixar seus desenhos e pinturas”, finaliza a arquiteta Solange Calio.
Veja mais fotos na galeria abaixo: