Continua após publicidade

Painéis de madeira abraçam loft de 270m² com home office e adega

O ambiente Casa Essência Duratex, assinado por Paola Ribeiro para a CASACOR São Paulo 2023, aposta nos revestimentos e painéis de madeira

Por Redação
8 jun 2023, 19h00

Os revestimentos amadeirados e painéis de madeira compõem a Casa Essência Duratex, projeto de Paola Ribeiro para a CASACOR São Paulo 2023. Com 270m² e um generoso pé direito de 5,5m, o ambiente conta com living, cozinha, adega, quarto com banheiro e closet, home office, sala de jantar e varanda.

Sala de jantar com mesa redonda, cadeiras com almofadas verdes e luminárias.
(MCA Estúdio/CASACOR)

O espaço tira partido da geometria modernista do Conjunto Nacional, sede da mostra, aproveitando a linearidade das esquadrias e os traços modernistas. Suas estantes e tetos são feitos com o lançamento da Duratex, o padrão Nogueira Flórida.

Loft com cozinha com ilha, home office e living em tons terrosos com revestimentos em madeira.
(MCA Estúdio/CASACOR)

“Meu trabalho é muito intuitivo e inspirador naturalmente, por isso, todo esse projeto foi trabalhado a partir de um conceito de caixa, fundamentado nos desenhos que fazem alusão aos elementos arquitetônicos, já existentes nas grandes esquadrias e na especificação do lançamento do padrão Nogueira Flórida da Duratex, que transmite a sensação de paz e tranquilidade.

Home office com mesa de pedra verde, estantes em madeira e quadros.
(MCA Estúdio/CASACOR)

Essa madeira, muito comum nos Estados Unidos e Canadá, tem sua nobreza realçada pelos veios e catedrais alongadas e pelo seu tom quente de marrom. É muito bem complementada pelo uso de tons vermelhos escuros, laranjas e uma paleta de rosas claros”, define Paola.

Sala de estar em madeira com sofá baixo, quadros acima do sofá, poltronas vermelhas, tapete bege e paredes revestidas de madeira.
(MCA Estúdio/CASACOR)

No living, destaque para a obra do artista Marcelo Catalano, que foi feita especialmente para o espaço, adequando-se às medidas exatas da boiserie central. O conjunto de 36 obras em caixas de acrílico de cores variadas recebeu o nome de Apollinaire, em referência ao crítico de arte e poeta francês que “assim como em um poema, partes de um conjunto feito de detalhes formam o todo, estabelecendo um diálogo entre geometria, que é o tema e pano de fundo e a cor, ali representada também pelas caixas de acrílico, que extrapolam seu papel para além da moldura”, descreve o artista.

Quarto com cama de casal, com parede revestida de madeira, luminária lateral, mesa lateral.
(MCA Estúdio/CASACOR)

Na área do quarto, closet e banheiro, Paola rebaixou o teto para trazer maior aconchego e privacidade para essa área. A cama foi desenhada pela própria arquiteta para o espaço. Com desenho limpo e tecido, destaque para a iluminação, que assim como em todo o espaço foi assinada por Maneco Quinderé.

Buffet com quadro acima, vasos e jabuticabeira ao lado.
(MCA Estúdio/CASACOR)

O paisagismo exuberante com jabuticabeiras de mais de 3m de altura feito especialmente pelo paisagista Alex Hanazaki para compor a estética do espaço e ressaltar a integração com a natureza e a biofilia.

Cozinha com ilha revestida de porcelanato, armário de madeira e adega suspensa.
(MCA Estúdio/CASACOR)

Para finalizar, a adega fica em uma caixa de vidro acima da cozinha, com acesso por uma escada em estilo biblioteca.

Continua após a publicidade
Publicidade