Casa Created with Sketch.

OLHA ELA! Como foi criada a casa do BBB 2016

Os profissionais responsáveis pelo projeto da casa contam como surge o projeto e é decorada a casa mais vigiada do país

bbb16-decoracao-sala-1

 (/)

Durante cerca de três meses, o Brasil se liga no que se passa na casa mais famosa do Brasil, a do BBB. A morada deste ano apresenta um tom mais industrial e tonalidades mais frias. Mas como é pensado e desenvolvido o projeto desta residência? Para descobrir como foi o processo criativo, conversamos com o produtor de arte Luis Fernando Cardoso e a cenógrafa Camila Costa, do Big Brother Brasil, responsáveis pelo trabalho. Além dos dois, quem também participou da composição da casa foi o botânico Ricardo Cardim, que assina o projeto paisagístico. Confira o bate papo abaixo.

Casa.com.br – Como foi pensado o conceito de décor da casa?

Camila (cenografia) – Sempre que estreamos uma edição, automaticamente começamos a pensar no que podemos fazer diferente para a seguinte. O conceito deste ano, de trazer para a casa do BBB um clima mais industrial, com instalações e estruturas aparentes, surgiu no final da última edição e fomos amadurecendo o conceito com muitas pesquisas, referências e muitas reuniões de criação com a direção.

Casa.com.br – E como esse conceito aparece?

Luis Fernando Cardoso (produção de arte) – Nos quartos dessa edição, por exemplo procuramos valorizar bastante a arquitetura fabril, fria e funcional, em contraste com o conforto dos tecidos e acessórios de cama, evitando o excesso de elementos decorativos. Em todos os ambientes procuramos utilizar mobiliário inspirado em cases de transporte de equipamento técnico em fórmica colorida, adaptados como cômodas, estantes, aparadores e apoios.

 Casa.com.br – O que tem de novo na decoração do BBB 16?

Luis Fernando Cardoso (produção de arte) – Nossa cozinha ganhou uma chapa quente como nas lanchonetes. Trouxemos elementos simples do dia a dia, como caixotes de plástico de feira, atribuindo a eles um caráter bem humorado, quando incorporados na estrutura de aço inox. Nos quartos estamos fazendo trocas de roupas de cama e banho semanais, alternado padrões de estamparia.

Casa.com.br – A casa do BBB, além de ser uma casa, é um cenário de um programa de TV. A que o arquiteto tem que se atentar na hora de fazer?

Luis Fernando Cardoso (produção de arte) – O ambiente/cenário deve contribuir para o enredo, criar interatividade, gerar conforto ou desconforto, contar história, estimular a curiosidade, até instigar comportamentos.

Casa.com.br – Qual o grande desafio de decorar a casa do BBB?

Camila (cenografia) – O grande desafio no BBB é projetar uma casa para moradores desconhecidos sem que fique impessoal. Conhecemos os “donos da casa” junto com o público e, durante o projeto, temos a missão de criar ambientes para servir de pano de fundo para uma história que ainda vai ser escrita. Numa casa normal, os moradores já têm uma história, objetos adquiridos em viagens, herdados, conhecemos suas características, gostos e personalidade.

Casa.com.br – Qual a diferença entre decorar essa casa e uma casa normal?

Luis Fernando Cardoso (produção de arte) – Nosso trabalho de composição de ambientes vai muito além de dispor objetos em combinação, precisamos criar universos que somem para contar nossa história, cada peça dos cenários deve ter essência de personagem. Cansamos de ver ao longo das edições anteriores participante dançar com a palmeirinha da piscina, dialogar com a escultura da varanda, chorar desesperado porque acabou a salsinha da horta na cozinha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s