Casa Created with Sketch.

No frio da Serra, o calor de um chalé

Em meio a cedros e araucárias, esta cabana aproveita a paisagem da serra e dispõe de atrativos como hidromassagem e lareira, que oferecem conforto mesmo no inverno.

Eucalipto roliço e pínus serrado formam a estrutura do chalé e aparecem ta...

 (/)

Após 22 anos freqüentando Rio dos Cedros, cidadezinha de clima temperado no vale do Itajaí, SC, Rosangela Werner Petersen já conhecia de perto o rigoroso inverno da região e o modo como a população dribla o frio ao erguer suas moradas. Por isso, não teve dificuldades ao planejar com o marido, Oscar uma cabana acolhedora para sua filha, espécie de anexo da construção onde a família passa os fins de semana e feriados. Valeu-se de seu conhecimento técnico (ela estudou engenharia, mas não chegou a se formar) e do repertório serrano e imaginou um chalé suspenso, que oferecesse uma bela vista da mata e permitisse estacionar um carro embaixo. Na hora de escolher os materiais, também seguiu a cartilha local e comprou tudo de fornecedores próximos. Os pilares são troncos de eucalipto e guarantã encaixados com pinos metálicos nas fundações de concreto armado; todo o resto do madeiramento é eucalipto e pínus de ref lorestamento, sem tratamento químico. Totalmente natural, diz ela. Sei que dá certo porque é igual tantas casas daqui, que permanecem de pé após décadas, conclui, comemorando o término do trabalho, realizado em três meses por um carpinteiro/ pedreiro especializado nesse tipo de chalé.

A bancada da pia – fora do banheiro – é prática e enfeita a casa. Leva um...

 (/)

Instalação da hidromassagem

Instalar a hidromassagem no ambiente implicou pequenos ajustes no projeto.

Para suportar o peso da banheira (Ouro Fino) cheia, foi preciso reforçar a estrutura de madeira e há mais vigas nesse ponto. A banheira fica sobre um patamar demadeira erguido 40 cm acima do piso. Nesse vazio, passa a tubulação. O vão foi preenchido com areia para evitar o ruído dos canos trepidando.

A impermeabilização foi caprichada. Emulsão asfáltica cobre a base e as laterais internas da caixa de madeira onde fica embutida a banheira.

Os vidros acima da hidromassagem são fixos, não há brecha para o frio. São temperados e de demolição (Vidraçaria Olinda), instalados em caixilhos de pínus feitos por uma empresa local que, normalmente, só exporta (Esquadribrás).

Assim como em toda a casa, a madeira recebeu cobertura de impregnante incolor (Osmocolor, da Montana Química), que protege da água e não forma película.

A lareira de ferro (Material de Construção Concrerio) emana bastante calor ...

 (/)

A construção se resume a um bloco retangular. Uma divisória ajuda a preser...

 (/)

Quase todo o fechamento é de pínus (Indústria de Madeira Rio Ada), o que v...

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s