Casa Created with Sketch.

Minimalista e contemporâneo: apê de 335 m² amplia e integra ambientes

O projeto do escritório MAB3 Arquitetura conta com poucos adornos, linhas retas e sóbrias e uso de madeira

 (Fran Parente/Casa.com.br)

Os moradores deste apartamento de 335 m² em Higienópolis (São Paulo) desejavam modernizar o imóvel pois seus filhos estavam casando e saindo de casa. Queriam, assim, ter mais lugares para receber, já que a família está crescendo, e também aumentar a suíte master incorporando uma saleta íntima, um quarto e um banheiro ao espaço privado.

O escritório MAB3 Arquitetura, à frente do projeto, teve o desafio de desenvolver a reforma por partes, já que os moradores não saíram do apartamento durante o processo.

 (Fran Parente/Casa.com.br)

“A cada vez, isolávamos um ambiente e fazíamos a reforma completa dele para podermos passar para o próximo. Os clientes são muito exigentes e, como moravam no local, tinham muitos comentários em relação a acabamentos ao longo de todo o processo”, contam.

 (Fran Parente/Casa.com.br)

Como havia uma grande necessidade de maior integração dos ambientes, espaços bem amplos, minimalistas e muitos lugares para receber confortavelmente visitas, os arquitetos optaram por integrar a varanda e a sala de jantar ao living, fornecendo os espaços de convivência solicitados. Eles também moveram a alvenaria de divisa com a cozinha para alinhar como toda a alvenaria do limite da área social.

Além disso, aparadores e mesa de jantar foram desenhados para aproveitar a maior extensão possível. Sofás grandes e integrados, bancos e poltronas foram projetados no layout para receber a família com conforto.

 (Fran Parente/Casa.com.br)

Tirando partido das máquinas de ar condicionado locadas no forro da galeria de entrada, o escritório criou uma galeria revestida em madeira, que dá nome ao projeto – galeria – e gera esse elemento marcante de entrada que traz aquecimento a toda a área social. Na galeria, ficam mimetizadas as portas da área íntima, de entrada, do lavabo, da cozinha e do bar, além do painel do home.

 (Fran Parente/Casa.com.br)

“Na área íntima, incorporamos uma saleta, um quarto e um banheiro à suíte master, e na cozinha redefinimos os limites para conseguirmos encaixar uma ilha e eliminar os dentes originais do cômodo”, explicam. Há também uma brinquedoteca e uma suíte para o filho.

 (Fran Parente/Casa.com.br)

Na suíte master, o sistema de ar condicionado dutado se repetiu: “posicionamos a máquina no forro do banho senhor e desenhamos uma grelha linear em cima da cabeceira para a saída do ar. Criamos um estar íntimo com office dentro do próprio quarto. O senhor e a senhora ganharam closets e banheiros individuais, todos na mesma linha minimalista do apartamento”.

 (Fran Parente/Casa.com.br)

Com estilo contemporâneo, minimalista, poucos adornos na arquitetura e linhas retas e sóbrias, o projeto deixou o apartamento o mais atemporal possível. “Esse projeto é extremamente sóbrio, tanto na arquitetura quanto na decoração, com poucos elementos, pouca cor, muito design e muita sofisticação. Espaços amplos, marcenarias bem pensadas, bem encaixadas emolduradas por uma vista deslumbrante de São Paulo no 34º andar”, finalizam os arquitetos.

Confira mais fotos na galeria abaixo:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.