Continua após publicidade

Minimalismo e inspiração grega marcam apartamento de 450m²

Os arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas alteraram a planta do imóvel para poder incorporar algumas áreas externas no interior

Por Redação
1 mar 2023, 13h00

A família de moradores deste apartamento de 450m² estava prestes a aumentar quando eles encomendaram um projeto aos arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas, do escritório Diego Raposo + Arquitetos, para deixar o novo lar do jeito que eles sonhavam.

Sala de tv clara com tapete bege e poltrona Mole.
(Divulgação/Casa.com.br)

“Como os clientes gostam muito de receber amigos e parentes em casa, eles pediram um apartamento que propiciasse esse convívio, sem formalidades. Outro pedido importante foi prever no projeto uma área generosa para instalar um closet”, conta Raposo.

Sala minimalista em tons claros; sofá branco claro curvo, tapete claro, poltrona, mesa de centro.
(Divulgação/Casa.com.br)

Por ser um imóvel térreo, mesmo com uma ótima metragem, a ideia dos novos proprietários era incorporar algumas áreas externas, mas, para isso, seria necessário fazer grandes intervenções. Segundo os arquitetos, a reforma promoveu várias alterações na planta original do imóvel para integrar áreas e criar novos espaços.

Continua após a publicidade
Closet grande com armários brancos e espelhos.
(Divulgação/Casa.com.br)

Na suíte do casal, por exemplo, um banheiro foi incorporado à área do closet original para deixá-lo mais amplo, enquanto uma varanda lateral do prédio foi transformada no novo banheiro, com portas que dão acesso à varanda do quarto do casal. “Com isso, sobrou espaço para criar uma área de spa para o casal”, revela Raposo.

Área gourmet com cobertura de ripas de madeira e bancada de madeira.
(Divulgação/Casa.com.br)
Cozinha branca e minimalista com ilha em madeira; cozinha integrada;
(Divulgação/Casa.com.br)

Outra varanda lateral do prédio também foi incorporada ao imóvel, desta vez para criar uma espaçosa área gourmet, de 45m², conectada à cozinha, que conta com uma ilha de cocção.

Área gourmet com cobertura de madeira ripada; banco branco esculpido na parede.
(Divulgação/Casa.com.br)

Como os clientes são apaixonados pela Grécia, adoram uma atmosfera praiana e gostam de receber em casa de forma descontraída, aqui a decoração foi inspirada no estilo Mikonos/Santorini. Como a varanda é estreita (o que impossibilitaria colocar um sofá), os arquitetos fizeram um grande nicho na parede e “esculpiram” o banco com 70cm de profundidade na própria alvenaria, que foi pintada de branco.

Continua após a publicidade
Cozinha branca e minimalista com ilha em madeira; cozinha integrada;
(Divulgação/Casa.com.br)

Segundo os arquitetos, no geral, o projeto buscou uma atmosfera minimalista apostando em uma base neutra e clara (tanto em revestimentos como em tecidos) para receber móveis brasileiros contemporâneos, sendo alguns de design assinado (como a poltrona Mole de Sergio Rodrigues e a mesa de centro de Luia Mantelli), além de marcenarias desenhadas pelo próprio escritório, executadas em madeira freijó.

Sala de jantar minimalista com mesa redonda, luminária, cadeiras de madeira e parede revestida com madeira ripada.

Na área social, o escritório apostou em uma paleta de tons claros e em materiais naturais, como linho, madeira freijó, mármore travertino e couro, para deixar os ambientes mais leves e acolhedores. Os móveis entram pontualmente nos espaços para permitir que os ambientes “respirem” e transmitam a sensação de calma. Já as obras de arte e os adornos aparecem de maneira discreta para não tirar o protagonismo do espaço como um todo.

Continua após a publicidade
Quarto com parede revestida de madeira, cama de casal com roupa de cama branca.
(Divulgação/Casa.com.br)

Na suíte master, como os clientes queriam se sentir em um quarto de hotel cinco estrelas, os arquitetos desenharam uma cabeceira para receber a cama de casal super king, além das mesas laterais e a luminária de palha com inox. Todas as paredes do dormitório foram revestidas com painéis de carvalho claro, contribuindo para deixar o ambiente bastante acolhedor, propício ao descanso.

Banheiro com bancada de madeira.
(Divulgação/Casa.com.br)

No banheiro de proporções generosas, com ares de spa, além de criar iluminação zenital sobre as bancadas, os arquitetos instalaram duas portas de correr com painéis de madeira aletados que dão a sensação de casa e ainda permitem integrar o espaço com a área externa.

Continua após a publicidade

“Como a cliente adora pegar sol, quando os painéis estiverem recolhidos, ela poderá usar o chuveiro como ducha. Revestimos a parede do box com seixos para reforçar a ideia de spa”, explica Raposo.

Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

 

 

Publicidade