Continua após publicidade

Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m²

Para o seu próprio lar, o arquiteto Alexandre Dal Fabbro criou um projeto onde pudesse acrescentar elementos e obras de arte no decorrer do tempo

Por Nádia Kaku
24 Maio 2024, 13h00
Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, sala de jantar com mesa redonda e estantes.
 (Fran Parente/Divulgação)
Continua após publicidade

Na hora de escolher seu novo endereço, o arquiteto Alexandre Dal Fabbro procurou por um lar com cores leves, layout fluido e repleto de luz natural. “Meu antigo apartamento tinha madeira mais escura e acabei enjoando. Para essa nova casa queria algo atemporal e extremamente suave”, conta. O imóvel eleito fica no bairro dos Jardins (SP) e tem 156 m².

Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, sala de estar com paredes ripadas, poltrona e tapete.
(Fran Parente/Divulgação)

Entre as mudanças estruturais, os dois quartos originais se transformaram em duas suítes (sendo a master com closet no lugar do dormitório de serviço), um lavabo foi criado e a lavanderia foi ampliada. “Queria um apartamento que fosse vestido pela própria arquitetura. Por isso a marcenaria faz parte essencial da reforma”, conta o profissional.

Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, pórtico de concreto une pilares aparentes na sala.
(Fran Parente/Divulgação)

Os pilares aparentes da sala – que, antes da reforma ficavam escondidos dentro da parede do terceiro quartoviraram um pórtico com a construção de uma viga que une as estruturas. Já os painéis ripados, que contornam todo o ambiente social, englobam nichos, portas e o escritório, além de ser funcionar como fonte para a iluminação indireta.

Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, sala de estar com TV, sofá, mesa e poltrona.
(Fran Parente/Divulgação)

No mobiliário do living, um grande sofá de 3,25 m dita a composição. A mesa de centro (Herança Cultural) e a poltrona dinamarquesa (ETEL) trazem um ar sofisticado. Já a poltrona Jangada está direcionada propositalmente para a varanda e a cadeira Husk (design de Patricia Urquiola) deixa o ambiente mais jovem e atual. A mesa de jantar é rodeada pelas poltronas sênior de Jorge Zalszupin.

Continua após a publicidade
Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, lavabo com iluminação indireta e espelho.
(Fran Parente/Divulgação)

O lavabo é inteiro revestido em madeira e possui luz indireta apenas em volta do espelho. Resultado das demolições para o novo layout, a quina do pilar fica aparente no canto do cômodo.

Continua após a publicidade
Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, cozinha com frontão de pedra e prateleira.
(Fran Parente/Divulgação)

A cozinha pode ser unida à sala através de uma porta de correr espelhada. “Quando ela está integrada, parece mais um ambiente social da casa, pois a maior parte dos eletrodomésticos como micro-ondas, geladeira, coifa e máquina de lavar louças ficam escondidos na marcenaria”. A mesma madeira utilizada no living se repete aqui com a adição do mármore. A prateleira acima da pia expõe livros e objetos decorativos.

Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, quarto de casal com cabeceira e quadros.
(Fran Parente/Divulgação)

No quarto, a parte da cama tem cabeceira de marcenaria que vai de ponta a ponta da parede. Quadros do Florian e Barsotti complementam o décor.

Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, varanda com jardim vertical e vasos.
(Fran Parente/Divulgação)

Por fim, a varanda é o respiro do apartamento. Idealizada em conjunto com a paisagista Bia Abreu, as plantas são organizadas em vasos cerâmicos pintados de cinza chumbo e caixas metálicas suspensas.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos!

Publicidade