Madeira e vidro trazem leveza e luz para esta cobertura de 350m²
O Studio AG, que assina o projeto, criou superfícies translúcidas e ritmadas de madeira e vidro para criar uma atmosfera leve e permeável
Capturar a a alma carioca era o desejo dos moradores desta cobertura de 350m² em São Paulo. Eles também queriam algo que fugisse dos tradicionais painéis de madeira, tendência hoje. Para atender essas expectativas, o Studio AG, que assina o projeto, criou superfícies translúcidas e ritmadas de madeira e vidro, aliadas a planos de paredes brancas, sem perder o aconchego e personalidade.
O conceito da reforma era reorganizar o espaço, para evidenciar ao máximo seu potencial, e criar uma atmosfera leve e permeável. Luz, contrastes inusitados e misturas de materiais reforçam a intenção de transformar a capital paulista em um lar para os clientes.
Antes, o apartamento era escuro, com revestimentos pesados, e sua disposição não valorizava a vista. A principal alteração do pavimento térreo foi a reconfiguração da escada e entrada social. A porta de acesso do hall social limitava o layout e escancarava a parte social de forma indesejada. Sua inversão possibilitou um respiro que recebe gentilmente os moradores e organiza os fluxos e funções, abrigando a chapelaria e o lavabo.
Já a escada existente teve seu formato alterado para a reorganização do ambiente. Antes seccionada em 2 lances, ocupava um espaço maior e dificultava o acesso ao pavimento superior e ao lavabo.
Para integrar a sala de estar à varanda a estrutura existente foi incorporada por meio de um grande pórtico de madeira que recebe a adega e enquadra a vista. Outra grande mudança foi a demolição da laje de cobertura do atual gourmet para dar espaço a uma estrutura leve e fluida de madeira e vidro.
Ainda nesse pavimento, a área externa do apartamento também foi totalmente modificada: duas janelas existentes foram cobertas para permitir a implantação de um jardim vertical, que ao cobrir todas as paredes cria um plano único que abraça o ambiente que traz a sensação de refúgio urbano para o apartamento. A reformulação deste espaço pôde abrigar além da piscina, um novo estar e uma sauna.
O volume da sauna delimita o espaço da piscina através de um bloco de madeira que se prolonga para o sofá. A piscina e os degraus de acesso são sobrepostos a esse deck em volumes monolíticos em pedra.
No pavimento superior, a fim de redistribuir as áreas internas, integramos a varanda existente que tinha um tamanho desproporcional aos demais ambientes. Tal solução possibilitou a ampliação do closet, suítes e escritório e permitiu a criação de uma jardineira e a valorização da vista privilegiada.
A escolha dos materiais de revestimentos foi pautada em contrastar de forma suave as paredes brancas com elementos naturais como madeira, concreto e palha, que remetem a essência carioca. Essa alusão aparece na escolha minuciosa de cores e texturas.
O uso de ripas de granilite de concreto tom areia na área externa com paginação cuidadosamente alinhada com o assoalho interno, promove uma continuidade visual entre os espaços. Cores são inseridas pontualmente, direcionando a atenção do espectador e descontraindo o ambiente.
Na cozinha, a escolha do ladrilho verde para o revestimento do piso e meia parede dialoga com a marcenaria em laca de tom semelhante. Já nos mobiliários, brincamos com contrastes entre diferentes texturas e cores, que aparecem pontualmente no sofá Benjamin, do De Carvalho e na poltrona Uchiwa da HAY.
Curtiu? Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!