Linguagem neutra e atemporal definem o décor de apartamento de 140 m²
No projeto assinado por MNBR Arquitetos, há tipos diversos de madeira e vários cantos de bar
A família com um filho pequeno tinha pedidos opostos para o apartamento de 140 m² em São Paulo: ele queria um ambiente intimista, aconchegante e muito masculino e ela desejava um espaço leve, claro e totalmente prático.
O escritório MNBR Arquitetos, então, precisou criar um projeto com linguagem neutra e atemporal, sempre buscando o melhor aproveitamento da área e deixando tudo seguro para a criança.
O imóvel tem a parte social totalmente integrada e o mobiliário se encarrega de distribuir diferentes usos. “Como o prédio tinha uma caixilharia com desenho pesado e com uma abertura pequena, trocamos a porta da varanda por uma mais elegante e leve, tanto no tamanho como no próprio peso”, explica o escritório.
Outra preocupação foi diminuir os contrastes do apartamento para o décor ficar mais leve: os revestimentos da cozinha foram mantidos, mas como a pia preta tinha um impacto visual muito forte com a parede branca, os armários foram feitos em tons de cinza para dar um aspecto degradê.
Como o morador gosta de beber com os amigos, há áreas de bar ao redor da casa: na frente da churrasqueira foram instaladas uma chopeira e uma cervejeira; no painel atrás da mesa de jantar, há adegas climatizadas escondidas e um bar de whiskies fica no painel de entrada.
Já a varanda gourmet ganhou mármore bronze armani na churrasqueira, pergolado de madeira natural iluminado e peças de mobiliário de Sergio Rodrigues, pois o cliente é muito fã do seu trabalho.
A mesa de jantar virada diretamente para a bancada da cozinha possibilita maior interação com quem estiver cozinhando e cria uma mesa mais democrática sem cabeceiras. No painel de madeira nogueira se escondem as adegas climatizadas e os pendentes Corda são de Guilherme Wentz.
“No lavabo, revestimos todas as paredes e o teto com a mesma madeira do hall de entrada e seguimos com o mesmo piso do resto do apartamento para dar uma melhor continuidade”, explicam os profissionais.
Uma porta isola o corredor de acesso às três suítes, sendo a principal do casal, a segunda funciona como escritório e quarto de hóspedes e a terceira é o dormitório do filho.
Veja mais fotos!