Continua após publicidade

Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m²

O escritório Si Saccab explorou a laje do apê sem criar um décor industrial e utilizou materiais cleans e práticos para a família com filhos pequenos

Por Nádia Kaku
4 fev 2024, 13h00
Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m². Projeto do escritório Si Saccab. Na foto, cozinha integrada com a sala, adega, marcenaria azul e poltrona.
 (Evelyn Muller/Casa.com.br)
Continua após publicidade

O casal de moradores deste apê de 115 m² em São Paulo escolheu o novo lar para a família – que agora inclui dois bebês pequenos – pela localização: o imóvel fica perto do clube onde treinam, mas estava antiquado e com diversos problemas. Por isso, o escritório Si Saccab foi chamado para comandar uma repaginação total!

Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m². Projeto do escritório Si Saccab. Na foto, quarto de casal com espelho orgânico.
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

“Quebramos praticamente tudo! Nada sobrou do apartamento, não só por questão estética, mas principalmente por questões estruturais. Nosso ponto de partida se descolou bastante da planta original do prédio: integramos o antigo terceiro quarto para a sala, juntamos a cozinha com a sala e até isolamos a antiga porta do hall de serviço, pois não havia sentido ter duas entradas para a nova proposta de arquitetura e, ainda por cima, conseguimos criar um office camuflado atrás do painel do living”, conta o escritório.

Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m². Projeto do escritório Si Saccab. Na foto, sala com sofá em L, cortina e laje de concreto.
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Na hora de obra, quando o forro foi demolido, as profissionais encontraram uma linda laje de concreto. Além de convencer os clientes a manterem a estrutura, foi necessário criar um projeto luminotécnico clean, com fios bem camuflados, além de lixar tudo para ficar um aspecto menos rústico. “Os clientes não queriam que o apartamento ficasse com um aspecto de apartamento industrial e o resultado ficou bem longe disso”, explicam.

Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m². Projeto do escritório Si Saccab. Na foto, lavabo com espelho orgânico.
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Como o apartamento ficou com uma configuração totalmente nova e todas as infraestruturas eram muito antigas, a parte de civil foi um ponto muito delicado. Também toda hidráulica, elétrica, gás e exaustão do apartamento foram refeitos.

Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m². Projeto do escritório Si Saccab. Na foto, cozinha integrada com mesa em balanço e marcenaria azul.
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Até para ajudar na rotina com crianças, pequenas, a decoração foi pautada em materiais práticos e duráveis. Na cozinha, o MDF azul parece laca e o corian branco tem pintinhas discretas. Na mesa de serralheria em balanço, a pintura automotiva é mais resistente e os tecidos dos móveis são laváveis.

Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m². Projeto do escritório Si Saccab. Na foto, marcenaria com porta camuflada.
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

No living, a mesa de centro super leve de metal acabou virando parte das brincadeiras das crianças. Além de ser uma preferência estética, os clientes optaram por uma marcenaria sem muito espaço para colocar decoração: o recorte em toda parede abriga uma estante pequena de serralheria. E nela, há objetos escolhidos a dedo.

Laje de concreto, mesa em balanço e cozinha azul marcam apê de 115 m². Projeto do escritório Si Saccab. Na foto, quarto infantil com marcenaria azul.
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Por fim, os clientes também queriam que o quarto do filho tivesse uma relação afetiva com toda a história da família e transmitisse os valores do esporte. “Bolamos junto a artista um painel com bichinhos praticando esporte. Discutimos bastante, pois não queríamos algo com cara de bebê. Os clientes também escolheram os esportes e o polo aquático e o futebol tinham que estar presentes”, conclui o escritório.

Veja mais fotos!

Continua após a publicidade
Publicidade