Continua após publicidade

Jardim vertical e décor aconchegante neste loft, em São Paulo

O arquiteto fez mudanças radicais na planta do apartamento para receber um jovem casal de moradores

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 9 fev 2022, 17h02 - Publicado em 23 jul 2020, 13h03
apartamento-duplex-Antonio-Armando-Araujo16
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Antes mesmo de receber as chaves do apartamento em formato de loft, comprado ainda na planta, um jovem cliente, que iria sair da casa dos pais para morar sozinho pela primeira vez, confiou ao arquiteto Antonio Armando de Araujo a criação de um projeto sob medida. “Em um primeiro momento, ele me contou que ficaria alguns anos morando ali e, que quando se casse, se mudaria para outro”, explica o profissional. Por isso, o principal pedido foi de um loft que tivesse muito espaço para receber.

apartamento-duplex-Antonio-Armando-Araujo3
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Porém, pouco tempo antes de saírem as chaves, a vida mudou, e o proprietário começou a namorar e resolveu que iria morar no novo apartamento a dois. “Revisamos todo o projeto e a namorada nos contou um pouco sobre as necessidades dela. Percebemos, então, que precisaríamos refazer quase tudo”, revela. E assim foi feito.

apartamento-duplex-Antonio-Armando-Araujo5
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Para adequar o espaço do loft ao projeto desenhado pelo arquiteto, foi preciso fazer algumas mudanças estruturais. “Retiramos a escada original, que era em L, e aumentamos a laje superior, ganhando 11 m² de área nova para o quarto. Também mudei a porta do lavabo e do banheiro”, explica Antonio. Além disso, todos os caixilhos foram retirados — no quarto e entre a sala de estar e a varanda gourmet. Isso porque a cozinha, que ficava dentro do apartamento, foi transferida para a varanda. 

apartamento-duplex-Antonio-Armando-Araujo6
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)

A mudança da escada, certamente, foi um dos maiores desafios do projeto. “Tínhamos uma área considerada mínima e, por isso, tivemos que fazer sob medida”, diz. Outra questão que demandou muito trabalho foi como preencher o pé-direito de quase 6,5 metros de altura na varanda. A solução veio em forma de um exuberante jardim vertical e uma poderosa estante preta, que começa a partir da cozinha.

Continua após a publicidade

A cozinha, aliás, ficou com jeito de estar e ideal para receber convidados, como queria o morador. A solução esperta encontrada por Antonio foi esconder alguns eletrodomésticos na marcenaria, a exemplo da geladeira, que fica atrás do painel ripado.

apartamento-duplex-Antonio-Armando-Araujo1
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)

No quarto do casal, que fica no mezanino, além do skyline de São Paulo que entra pelas janelas, há alguns truques que fizeram o espaço parecer maior. Entre eles, um armário em L com portas espelhada. A TV foi instalada em um suporte preso no teto e a cama ganhou gavetas na lateral. “Além disso, coloquei um guarda-corpo de vidro fixado na laje”, finaliza o arquiteto.

Continua após a publicidade
apartamento-duplex-Antonio-Armando-Araujo2
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Quer ver mais fotos deste projeto? Então, é só navegar pela galeria abaixo!

Continua após a publicidade
Publicidade