Industrial e leve: apartamento combina serralheria com cores claras e escuras
O Studio Elã de Arquitetura criou uma ilha central na cozinha, um projeto de iluminação elaborado e tijolinhos expostos na sala de estar.
O Studio Elã de Arquitetura criou um projeto que se remete ao estilo industrial sem comprometer a leveza e conforto dos ambientes. Com criatividade e soluções inovadoras, as arquitetas Adriana Yin e Alessandra Fuccillo conseguiram harmonizar cores escuras, materiais robustos e uma estética urbana, criando um espaço funcional e cheio de personalidade para um fotógrafo, sem perder a fluidez que um lar deve ter.
A reforma não contou com obras estruturais, como demolições e construções de novas paredes, mas foi intensa, pois todos os cômodos receberam o toque das arquitetas. “Apostamos em uma marcenaria sob medida, texturas, e demos uma grande atenção aos detalhes”, comenta Alessandra, frisando que a cozinha foi um dos cômodos que mais recebeu mudanças.
No ambiente, as arquitetas incorporaram uma ilha central projetada para otimizar o espaço e facilitar a integração com a sala de estar, além de uma mesa de jantar, compacta mas versátil, que acomoda confortavelmente quatro pessoas, com a possibilidade de expandir para receber mais convidados.
Apesar de gostar de cores escuras, uma das preocupações do cliente era não comprometer a claridade do espaço. Para isso, as arquitetas trouxeram a solução ao combinar essas cores com um projeto de iluminação bem elaborado, garantindo que o ambiente permanecesse equilibrado e cheio de vida. Graças ao pé direito alto do imóvel, a luz natural, presente em grande parte do apartamento, contribuiu para evitar o aspecto pesado e maximizar a sensação de amplitude.
Design industrial
O design industrial foi acentuado pela escolha de materiais, como serralheria em preto, cimento queimado nas paredes e teto, e tijolinhos expostos que criam uma atmosfera moderna e urbana. Para preservar o charme original do imóvel, o piso de taco de madeira foi restaurado, adicionando um toque acolhedor que contrasta com os elementos industriais.
O cliente, fotógrafo, inspirou as arquitetas a trazerem uma perspectiva única ao projeto. Suas obras serão exibidas como parte integrante da decoração, em móveis que foram desenhados pelas profissionais e pensados especialmente para destacar e valorizar o trabalho do artista.
“Criamos uma estante assimétrica desenhada sob medida, que foi confeccionada com cabos de aço. Esta peça permite a exposição de quadros e fotografias de tamanhos variados, criando uma galeria particular dentro do apartamento”, afirma Adriana.
Outro destaque do projeto, segundo ela, foi a instalação de luminárias tubulares, trabalhadas em serralheria, na sala de estar. Enquanto o projeto de iluminação ajuda a integrar os diferentes espaços, uma estante metálica em formato de L une de forma elegante o corredor ao ambiente principal.
No banheiro social, as arquitetas optaram por manter a bancada existente, mas trouxeram um toque de sofisticação ao ambiente ao incorporar uma saia esculpida, dando à peça um aspecto mais refinado, mas sem perder a essência industrial.
Confira mais fotos abaixo: