Casa Created with Sketch.

Harry Seidler ganha exposição no Museu da Casa Brasileira

O arquiteto austríaco Harry Seidler (1883-2006), que levou os princípios do Bauhaus para a Austrália, completaria 90 anos e tem suas obras expostas no MCB

Parte de uma geração de jovens arquitetos que aflorou nas universidades americanas no final de 1940, Harry Seidler (1923-2006) teve como mestres os principais modernistas dos anos 20: Walter Gropius (1883-1969), criador da escola Bauhaus, e Marcel Breuer (1902-1981), de quem se tornou muito próximo. Saiu de Harvard tomado pela filosofia de uma nova arquitetura, interligada às artes plásticas, à engenharia e ao design industrial. Chegou a trabalhar com Breuer no escritório dele, em Nova York, por dois anos. Mais tarde, conheceu o artista Josef Albers (1888-1976), cuja obra, baseada em construções geométricas modulares, o influenciou muito. “Em quase todos os projetos de Seidler, é possível reconhecer muitas fontes, especialmente de arquitetos como Breuer e Oscar Niemeyer, além de artistas como Albers, Norman Carlberg, Charles Perry e Frank Stella”, diz Vladimir Belogolovsky, curador da mostra Harry Seidler: Arquitetura, Arte e Design Colaborativo e autor de um livro sobre o austríaco, que será lançado em abril. “São obras depositárias de muitas ideias, e é profundamente estimulante examiná-las”, afirma. Selecionamos exemplos emblemáticos do portfólio desse polêmico profissional. “Ele foi amado por uns e odiado por outros”, observa o arquiteto Wilson Barbosa Neto, cocurador da exposição, em cartaz até 6 de abril.

O MCB fica na Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Itaim Bibi, São Paulo, (11) 3032-2564, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s