Casa Created with Sketch.

Guia: como pintar as paredes de casa em 3 passos

Que tal colocar a mão na massa e economizar na hora de repaginar o décor?

01-como-pintar-as-paredes-de-casa-em-tres-passos

 (/)

Com acessórios cada vez mais práticos e tintas de fácil aplicação, que simplificam o processo de pintura, você mesmo pode trocar a cor das paredes de casa. Colocando a mão na massa, é possível retocar ou renovar o tom da decoração sem gastar muito. Confira algumas dicas para cada etapa da pintura:

1. Proteção

Cubra o piso, móveis e batentes de portas e janelas, utilizando lona, folhas de jornais e fita adesiva. Não esqueça de se proteger também, com óculos, máscara e luvas, para evitar respingos nos olhos ou a inalação de poeira.

2. Preparação da parede

Antes de pintar, é preciso nivelar as paredes e corrigir imperfeições. Para isso, aplica-se a massa com uma espátula. “Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica”, aconselha o arquiteto César Augusto Pasquini, da Telhanorte. Depois da secagem da massa, use uma lixa para o acabamento e retire o pó com um pano seco.

3. Finalmente, a pintura

“Utilize o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje-a no fundo da bandeja. É necessário retirar o excesso de tinta do rolo na bandeja, evitando manchas na parede”, explica o arquiteto.

Com um pincel, passe a tinta primeiro nos cantos superiores e contornos de janelas e portas. Uma dica é começar pelo lado esquerdo da parede: passe o rolo de cima para baixo, depois de baixo para cima e repita, até colorir uma faixa na vertical. De faixa em faixa, logo a parede vai estar de cara nova! Geralmente, é preciso passar duas ou três demãos.

Com estes três passos, a parte mais difícil vai ser escolher a cor da tinta. Então, mãos à obra?

Leia também: Materiais essenciais para pintar paredes

Como pintar sua parede com tons escuros

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s