Estilo industrial e elementos clássicos se unem em apartamento de 130 m²
Com ambientes amplos e estruturas expostas, o projeto de traz ampla presença da madeira e o clássico sofá Chesterfield
Assinada pelo arquiteto Pietro Terlizzi, a reforma deste apartamento de 130 m² em São Paulo explorou as referências do estilo industrial em sintonia com o perfil do morador, um jovem empresário. A planta original do imóvel teve como foco a integração dos espaços, além de proporcionar a iluminação e ventilação natural.
“Aparentes, as estruturas de concreto aparente e as tubulações, tanto da infra de elétrica, como de ar-condicionado, desmistifica a ideia de que nada dessa distribuição pode ficar evidente aos olhos. Com a escolha do material certo e uma passagem ordenada dos dutos, a exibição do imperfeito contribui para aproximar aquele que habita com as origens de sua morada”, avalia o profissional.
No hall de entrada, o arquiteto usou a madeira ripada do forro para esconder parte da infraestrutura do ar-condicionado. Na sala de TV, a base suspensa de concreto preenche a posição do rack, que é completada pela estética do couro caramelo da poltrona Charles Eames e pelo jogo de sofás no estilo Chesterfield.
A combinação entre as tonalidades cimentícias e a madeira, em suas diversas finalidades, resultaram na base monocromática que se comunica com a inserção de cores, ora em evidência nas paredes, revestimentos, quadros, bem como o tapete e os próprios mobiliários.
Mais do que organizar livros e objetos decorativos, a estante do apartamento é uma obra de arte: o arquiteto escolheu a madeira freijó para formar o desenho com grandes nichos iluminados com fitas de LED embutidas. Uma curiosidade foi a maneira discreta como a marcenaria incorporou a porta do quarto de hóspedes, formando uma espécie de pórtico de entrada.
Próxima à bancada da cozinha americana, a mesa de jantar estabelece uma conexão bem equilibrada entre a sala de TV e a cozinha.
Já a cozinha explora a consonância entre o concreto e a serenidade do azul da marcenaria. O morador também tem a sua disposição a ilha central com cooktop – acompanhado por uma coifa robusta – , e a porta de serralheria que preserva seu acesso desde o hall de entrada, sem impedir a passagem da luz natural.
Para a suíte master, o profissional apostou no efeito lambri, na cor azul, para recobrir toda a parede da cabeceira. O guarda-roupa seguiu uma proposta semelhante à estante e chama atenção pela marcenaria fechada no meio e as laterais com nichos abertos.
No quarto de hóspedes, a marcenaria não só otimiza a distribuição, como oferece bem-estar e acolhimento. O móvel de freijó se estende por uma das paredes, agregando uma base para atividades de home office e, por ser um local mais compacto, Pietro abriu mão do armário para inserir uma arara.
No banheiro, há duas boas ideias de revestimentos: o azulejo assentado em meia parede e o interior do box com pastilhas brancas e flores pretas desenhadas.
Veja mais fotos!