Estante metálica abriga coleção de arte neste apê compacto de 45m²
O escritório VRO Arquitetura, que assina o projeto, apostou nos móveis planejados para aproveitar o espaço e na paleta clara para sensação de amplitude
Este loft de 45m², localizado em Copacabana, foi um desafio para a arquiteta Vivian Reimers, responsável pelo escritório VRO Arquitetura.
Além da pouca metragem disponível, o cliente tinha um pedido especial. O morador se divide entre a Cidade Maravilhosa e Portugal e, para que o apartamento carioca tivesse a personalidade dele, o pedido foi criar uma área que destacasse as peças de artes de sua coleção.
“Esse cliente é apaixonado por arte, leitura e música. Pinturas, esculturas, gravuras e livros são itens que fazem parte do dia a dia dele, então, incluir essas peças no projeto era uma necessidade”, comenta a arquiteta.
O projeto de Vivian inicia em ter uma estante metálica como fio condutor do projeto. O item, desenhado pela arquiteta e executado por um serralheiro, serviria para expor a paixão pela arte e, também, para setorizar ambientes, criando área de estar, jantar, bar e canto de leitura.
A arquiteta destaca ainda que, além de comporem o ambiente, as peças de arte tiveram influência nas cores. “O móvel do bar foi escolhido para ter a mesma tonalidade do batom e sapato da mulher no quadro”, explica. O quadro que, inclusive, é a peça central do projeto, é de autoria de um artista boliviano, Alfredo Muller.
Para manter a composição da paleta de cores, as paredes receberam um cinza claro, para que o destaque do projeto fossem os itens da coleção.
A cozinha, com cerca de 4m², recebeu móveis planejados, também desenhados por Vivian, criando espaços para todos itens necessários. Na pequena varanda do imóvel, um pequeno armário foi criado, onde todo material de limpeza (como vassoura, aspirador de pó, etc) fica guardado.
No hall que dá acesso ao quarto e banheiro havia uma porta, mas Vivian optou por retirá-la do projeto. “Assim ganhamos mais espaço para circulação”.
As cores escolhidas para o quarto foram claras e suaves, para que trouxesse sensação de amplitude ao ambiente. Na cabeceira, a arquiteta criou um pequeno nicho, para apoio de celular, livros e afins.
Confira mais fotos na galeria abaixo!