Esta minicasa de concreto é construída em 24 horas

A Icon desenvolveu um processo de construção rápido para levar moradia para pessoas em estado de extrema pobreza

Por Marcela De Mingo 17 mar 2018, 12h34

No mundo todo, milhares de pessoas não têm condições de moradia adequadas e seguras. Essa foi a motivação para a criação de uma nova startup, a ICON, que desenvolveu uma tecnologia usando a ideia das impressoras 3D para imprimir minicasas de concreto em menos de 24 horas.

O projeto foi apresentado no evento de inovação e tecnologia SXSW, nos Estados Unidos, e constrói os imóveis  no valor máximo de US$ 10.000, levando entre 12 a 24 horas para ser colocada de pé. Aliás, a ideia da empresa é diminuir esse custo para US$ 4.000, deixando o projeto ainda mais acessível. 

A casa é ‘impressa’ em concreto, ajudando a criar uma estrutura firme e que vai se manter mesmo com as mudanças climáticas. Cada casinha tem 60 metros quadrados e conta com os ambientes básicos para uma vida confortável: quarto, banheiro, sala – e tem uma varanda que a cerca. Você pode ver os detalhes e o interior no vídeo abaixo: 

Aliás, o projeto já deixou de ser apenas uma ideia para se tornar uma realidade. a ICON fechou uma parceria com a organização não governamental New Story para levar 100 casas impressas para uma comunidade em El Salvador, no próximo ano.

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade