“Ecohabit”, a casa que evolui junto com seus moradores

Com um sistema de “detectores inteligentes”, a casa sustentável coleta informações e incentiva os proprietários a passarem mais tempo ao ar livre.

Por Redação do site Catraca Livre Atualizado em 19 jan 2017, 13h40 - Publicado em 14 out 2013, 15h32

A “Ecohabit” é uma casa criada pelos alunos do Stevens Institute, de Nova Jersey, para ser ao mesmo tempo compacta e confortável. Com 1.300 m², a construção simples tem forma de L e é composta por dois módulos: um “módulo de seca”, que compreende todas as áreas de vivência da casa, e um “módulo molhado”, que contém todos os encanamentos e sistemas mecânicos.

Ela tem apenas um quarto e um banheiro, dando grande ênfase para a vida ao ar livre. Dois ambientes, um pátio e um alpendre, envolvem a casa. Além disso, na parede verde e no telhado’ verde é possível plantar alguns vegetais comestíveis. As portas dobráveis de vidro ​​aumentam a sala de estar e a cozinha, as estendendo ao ar livre.

A Ecohabit é feita de um material sustentável que é capaz de regular suas próprias temperaturas e aproveitar a energia do sol. Ela ainda usa, para economizar água, um sistema de captação de água da chuva pelo jardim do telhado e pela parede verde.

O funcionamento da casa é baseado em um sistema de detecção inteligente que foi desenvolvido exclusivamente para ela. “Detectores inteligentes” são colocados em todo o espaço para coletar dados como temperatura, umidade e movimento. Todas as informações coletadas podem ser acessadas ​​através de um dispositivo pelos próprios moradores. A intenção da equipe que pegou a casa é que o sistema evolua junto com os proprietários, aprendendo com os seus padrões de vida e os ajudando a utilizar a casa de forma autônoma com base em suas necessidades.

tit-catraca-livre

Matéria publicada originalmente no site do Catraca Livre.

Continua após a publicidade

Publicidade