Depois da reforma, a casa no Chile ganhou mais um andar

Erguida na década de 40, esta casa em Santiago atravessou uma ampla reforma, que lhe deu um andar a mais, de 90 m². Os parquês e as vigas aparentes são as raras heranças da construção anterior.

Por Por Joana L Baracuhy, Mariana Rapoport e Paula Riveros Fotos: Fernando Gómez/surpressagencia Atualizado em 20 dez 2016, 19h18 - Publicado em 17 abr 2009, 08h43
Um título para uma foto sem titulo

Tanto faz examiná-la por dentro ou por fora. A construção de linhas retas, com jardins internos e móveis coloridos, dá poucos sinais de sua origem. Trata-se de uma casa de 60 anos, erguida num bairro tradicional da capital chilena, com um passado de abandono. O momento da virada ocorreu em 2003, quando os jovens arquitetos Pablo Riquelme, Renzo Alvano e Diego Romero, também de Santiago, empreenderam ali uma grande reforma. Trabalharam a pedido de um casal disposto a comprar o imóvel e encarar as tantas mudanças necessárias. As soluções criadas pelo trio visaram sempre dar mais luz, espaços abertos e ares contemporâneos à casa. Nos dez meses de obra, muitas paredes foram removidas, eliminando o excesso de compartimentos que escurecia os ambientes. E se você está reformando sua casa, inspire-se em outros projetos bem sucedidos.

Publicidade