Decoração de sonho em pousada italiana
Numa atmosfera mágica, construções do século 17 na Puglia, atualmente uma pousada, cativam por sua decoração simples mas cheia de detalhes charmosos.
*Matéria publicada em Bons Fluidos #166 – Janeiro de 2013
Entre e fique à vontade. Não está escrito em nenhum lugar, mas bem que esse poderia ser o lema da pousada Il Trullo la Uascezz, que fica na comuna de Ostuni, região da Puglia, na Itália. Lá, a recepção fica na casa da proprietária, que sobre uma escrivaninha simples faz o registro do hóspede, além de brindá-lo com vinho, azeite, queijo e biscoitos fresquinhos. Tudo feito na propriedade. A construção contribui para o clima de encantamento: trata-se de um trullo, casinha feita na Idade Média, típica da região. Mantida em seu estado original, ela apenas foi adaptada para receber água e energia elétrica. Mas essas instalações se sobrepõem à superfície das paredes de pedra e em nada alteram o clima acolhedor dos ambientes, muitas vezes encerrados por forros baixos. Do lado de fora, o telhado alto de formato cônico exibe um símbolo que no passado designava a crença do proprietário original. Outros trullos como este se agrupam na propriedade, e contribuem para o clima de fantasia. “Parece que estamos num conto de fadas”, conta a produtora visual Michele Moulatlet, colaboradora da revista BONS FLUIDOS. Ela, que esteve lá em suas férias em junho, não conseguiu conter a fascinação, e fotografou cada cantinho que lhe agradava. “A decoração é simples, mas todos os detalhes são primorosos.
Em todo lugar, há uma boa ideia para reproduzir em casa”, diz Michele. É difícil mesmo não se apaixonar: sob cada árvore, uma gostosa rede estimula o descanso. Quem quer admirar o pôr do sol ou as estrelas precisa apenas subir os degraus de pedra que se destacam das paredes das casas. Nos patamares junto aos telhados, colchões e almofadas confortáveis convidam a momentos de contemplação. Já nos quartos, o olhar cuidadoso da proprietária se revela nas cerâmicas que encimam as portas, nas louças pintadas e nos delicados tecidos brancos que pendem do teto sobre as camas. Na área externa, a piscina de azul-profundo parece reproduzir o céu sempre limpo da região mediterrânea, enquanto o entorno é dominado pelo branco das paredes e do piso recoberto de pedriscos. Sim, o horizonte de cores tranquilas é um repouso para os olhos. “Parece aqueles lugares que temos só no imaginário, mas lá os prazeres da vida são realmente celebrados”, conta Michele. Não é à toa que, no antigo dialeto da província de Bari, a palavra uascèzz é usada para designar um encontro entre amigos, uma deliciosa refeição ou simplesmente a alegria de viver.
Ode ao bem viver
Em junho de 2012, Michele Moulatlet recebeu um convite especial de um casal de amigos: a brasileira Giovana e o italiano Domenico estavam deixando a Itália para vir morar definitivamente no Brasil. “Eles sugeriram me mostrar as cidades italianas de que gostam. E, para que eu pudesse vivenciar o autêntico estilo de viver do país, me levaram à região da Puglia”, conta Michele. Ela, que não conhecia nada do lugar, foi surpreendida pelos encantos de cidadezinhas com ruas estreitas e casas medievais, onde o tempo parece passar mais devagar. A poucos quilômetros de Ostuni, onde se hospedou, fica a cidade de Alberobello (à direita), que seduz por ser um dos lugares que mais reúnem trullos, com seus típicos telhados cônicos. Na região que valoriza os prazeres da boa mesa, é quase lugarcomum deparar com plantações de figo, limões e oliveiras. Lá, é usual até mesmo uma escola que ensina os segredos dos molhos de tomates
*Matéria publicada em Bons Fluidos #166 – Janeiro de 2013