Cozinha rosada e cheia de estilo

Esta cozinha se juntou à sala para abrir espaço para a luz natural. De bônus, os moradores conquistaram um lugar para curtir as horas de folga com os amigos

Por Abril Branded Content 7 nov 2017, 17h43

Integrar espaços deve ser a primeira coisa que vem à mente quando se fala em apartamentos pequenos. Por isso, separar ambientes está terminantemente proibido no projeto das arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da Doob Arquitetura. A luz entra por todos os lados e favorece tanto quem está na cozinha preparando um drinque quanto quem só quer ficar jogado no sofá lendo um livro. E basta que os amigos se sentem em um dos banquinhos para receber os comes e bebes que os anfitriões aprontaram para o happy hour.

A marcenaria colorida traz um tom de rosa sofisticado e, ao mesmo tempo, descontraído, o que dá muita bossa ao ambiente. As bancadas de madeira clara e o porcelanato que imita mármore completam a leveza que as arquitetas buscaram e mantêm o espaço sempre com um ar de frescor. “O porcelanato carrara facilita muito a limpeza, já que não é poroso como o mármore. Isso evita manchas de bebidas como café ou vinho”, explica Daniele. Além disso, a solução garante um visual de grande impacto sem pesar no orçamento da reforma.

Flavio Russo/Abril Branded Content

Em dose dupla

Em projetos com ilha, é comum que o cooktop seja instalado na bancada que integra cozinha e sala. Mas as arquitetas optaram por quebrar essa regra. “Um dos benefícios de o cooktop ficar na bancada posterior seria que a coifa filtra melhor o cheiro, já que a corrente de ar que passa entre ela e a superfície do cooktop é menor. Outra vantagem é que você está mais integrado com a área social no momento de lavar os alimentos, cortá-los e prepará-los”, comenta Daniele.

Mix de cores e materiais

O rosa foi o ponto de partida das arquitetas, que queriam brincar com tons mais quentes sem abrir mão da delicadeza. “O rosa millennial traz uma sensação de relaxamento, necessária para fugirmos do sentimento de que estamos sempre correndo contra o tempo. O piso cimentício na cor cinza e o porcelanato que imita mármore carrara dão mais sobriedade ao rosa. E os detalhes de MDF amadeirado preenchem o espaço com calor. A madeira é um coringa para deixar os ambientes mais aconchegantes”, conclui a arquiteta.

Continua após a publicidade

Flavio Russo/Abril Branded Content

Temperos à mão

Marcenaria planejada costuma ser a principal solução para espaços pequenos. E cada cantinho deve ser aproveitado com todo o cuidado. Aqui, a dupla Daniele e Beatriz trouxe um nicho bem pensado, que ocupa o espaço entre o cooktop e a geladeira. É um truque de marcenaria, já que preenche o vão entre a bancada e a parede. O painel de madeira continua atrás do cooktop, só que preenche toda a espessura do nicho.

Flavio Russo/Abril Branded Content

Para saber mais sobre os produtos bem pensados deste ambiente, clique aqui.

Flavio Russo/Abril Branded Content

Agradecimentos: Camicado, Cecilia Dale, Coqueluche Casa, Doural, Etna, Rica Festa, Spot, Urban Arts, Westwing.

Continua após a publicidade

Publicidade