Cozinha revestida com quartzito é destaque no apê da chef Carol Magalhães
O arquiteto David Bastos, que assina o projeto, criou uma área social integrada, porém com uma porta de correr que permite isolar a cozinha.
Logo após comprar este apartamento novo de 250 m², em Vila Nova Conceição (SP), a chef de cozinha e digital influencer Carol Magalhães encomendou um projeto de reforma geral ao arquiteto David Bastos. “A cliente pediu que os ambientes da área social fossem integrados e a opção de isolar ou integrar a cozinha à sala, quando necessário”, conta David.
Segundo o arquiteto, as maiores alterações na planta da construtora aconteceram na disposição da cozinha, que passou a ser aberta para a sala, e na área íntima, que antes contava com três suítes e, após a reforma, passou a ter duas mais amplas – uma máster para a cliente e outra para o filho dela.
Na decoração, todos os móveis são novos e algumas obras de arte já faziam parte do acervo da cliente e foram aproveitadas no projeto.
“Na área social, por exemplo, priorizamos móveis que se encaixavam em uma paleta de cores com base neutra e clara, em tons de cinza, justamente para destacar algumas dessas peças”, diz David. Já na suíte master a paleta neutra tem tons de bege claro, para transmitir delicadeza e serenidade, enquanto na suíte do filho prevalecem tons sóbrios.
No quesito “materiais e acabamentos”, o piso da cozinha e do espaço gourmet foi revestido com quartzito Raffaello, enquanto o piso da área social, em carvalho natural. Já as paredes alternam pintura com tinta convencional e painéis de marcenaria, também em carvalho natural. O linho natural aparece nos estofamentos e nas cortinas. “Toda a materialidade foi pensada para transmitir leveza e fluidez nos espaços”, diz o arquiteto.
Na decoração da sala, David Bastos destaca a base neutra que evidencia o tapete com estampa de formas circulares (da Athena Tapetes), a estante de marcenaria com 24 nichos ao redor da tv e os móveis de design assinado, como a mesa de centro Águas (de Domingos Tótora), o conjunto de pufes (da ,Ovo), a poltrona Amoebe com encosto alto (criada por Verner Panton, em 1970) e o sofá modular C141, assinado por Artur de Menezes para a Carbono Design. Já na sala de jantar roubam a cena a mesa de jantar Pantanal (da Breton) com tampo de mármore verde Guatemala, as cadeiras Joy (de Jader Almeida) e a luminária pendente (da Scatto Lampadário).
Na cozinha e na área gourmet, os destaques são as portas de correr em marcenaria (que permitem isolar os dois ambientes entre si e da sala), os armários da Ornare, as banquetas Iaiá (do Gustavo Bittecourt) e as bancadas, o piso e a ilha em quartzito Raffaello.