Continua após publicidade

Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade

O empreendimento engloba o histórico Paço do Estoril e um prédio novo, onde fica o apartamento idealizado por Andrea Chicharo.

Por Redação
8 Maio 2024, 13h00

Com a mesma vista que, um dia, encantou a rainha, este apartamento em Estoril, em Portugal, tem tudo o que um casal de idosos brasileiros pode querer em seus dias de férias. Comprado ainda na planta, o imóvel ganhou projeto personalizado da arquiteta Andrea Chicharo que fez mudanças pontuais para atender às necessidades dos dois.

Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, sala, parede azul, tv, poltrona, varanda.
(Gui Morelli/Divulgação)

O empreendimento em si já é especial. Além do prédio novo, onde está o apartamento reformado por Andrea, ele engloba também o Paço do Estoril – um chalé que pertenceu a rainha D. Maria Pia. Construído na última década do século XIX, o imóvel era usado, a princípio, nos períodos dedicados aos banhos de mar. Mas a rainha gostou tanto da propriedade que a transformou em sua segunda moradia. Agora, a casa passou por um retrofit e abriga diversos apartamentos.

Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, sala integrada, piso de madeira, sofá branco.
(Gui Morelli/Divulgação)

O condomínio ainda ganhou jardins que integram a construção histórica e a contemporânea, criando um espaço de convivência para os novos moradores e garantindo aos imóveis uma bela vista.

Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, corredor, hall de entrada, cobogó branco.
(Gui Morelli/Divulgação)

Com três suítes e uma planta ampla de 240 m², o apartamento já tem características pouco comuns na terrinha. Incluindo as portas piso-teto, que Andrea adora por propiciarem uma certa sofisticação. Mas, a arquiteta investiu ainda mais na brasilidade do layout acrescentando elementos como uma penteadeira no banheiro principal e um cobogó na sala, que substituiu parte da parede do corredor dando mais leveza à área social e trazendo aquele ar de integração que os brasileiros tanto gostam.

Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, sala integrada, sofá neutro, cobogó branco, painel de madeira.
(Gui Morelli/Divulgação)

Outra mudança foi no layout da sala. Com vista para os fundos do antigo Paço do Estoril e o mar, Andrea quis que os moradores pudessem tirar o melhor proveito da paisagem. Assim, até mesmo a sala de TV é voltada para o exterior. O espaço social, aliás, foi dividido em três diferentes ambientações.

Continua após a publicidade
Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, sala, parede azul, tv, poltrona, varanda.
(Gui Morelli/Divulgação)

Uma sala de TV, com sofá amplo e confortável; um ambiente de estar, com peças menores e mais estilosas, que propiciam momentos de convívio; e o jantar com mesa generosa para receber toda a família. A varanda, que se estende até o quarto do casal, ainda ganhou uma sala extra, para momentos mais descontraídos. Uma decoração bem contemporânea que traz uma interessante mistura de materiais, texturas e estilos.

Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, quarto, banco no pé da cama, cortina.
(Gui Morelli/Divulgação)

“Gosto de fazer essas combinações de vários materiais e linguagens. Acho que isso cria um design que deixa a casa mais rica visualmente, mais interessante. E mais personalizada também” conta Andrea.

Apartamento Estoril, em Portugal, ganha décor com brasilidade. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, sala de estar, sofá L de couro, parede azul, sofá listrado.
(Gui Morelli/Divulgação)

Mistura que aparece, inclusive, na curadoria das obras de arte. A área social, por exemplo, tem uma tela de Frida Baranek e uma coleção do português José Loureiro no ambiente da TV; além de uma fotografia de João Orléans e Bragança, no jantar.

Continua após a publicidade

O projeto luminotécnico foi outro ponto de atenção na reforma. Criado em parceria com o escritório Donker and Guest, usou lâmpadas quase sempre pequenas mas de grande potência, além de luminárias em pontos específicos para criar cenas especiais.

Veja todas as fotos abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade