Cozinha ao ar livre e sofá de alvenaria dão ar rústico a casa de praia inspirada no sertão
A designer lituana Kamile Seiva criou ambientes rústicos e aconchegantes, permeados de peças de decoração fornecidas por artesãos e artistas locais.
No sertão alagoano, onde a história sussurra entre as pedras antigas de uma vila tombada pelo IPHAN, fica esta casa de praia. Idealizado pela designer lituana Kamile Seiva, este projeto é um tributo à funcionalidade e ao afeto, guiado por soluções de baixo custo que respeitam e preservam as fachadas e materialidades originais da residência. A casa integra harmoniosamente elementos rústicos e contemporâneos, enriquecendo a casa histórica com novos significados e possibilidades.
“Este projeto foi além do desenho de uma casa. Ele abriu o olhar da população local para valorizar mais a estética rústica da região”, explica a designer. Guiado por uma abordagem sensível, cada espaço e objeto é vital para moldar esta casa como um organismo vivo, pulsante em harmonia com a natureza.
Com uma revitalização que expressa simplicidade, a casa amplia seu espaço comum para abrigar novas afetividades e encontros. Inspirada no cangaço e no sertão, o projeto generosamente dispõe os ambientes como em uma casa de veraneio ou estadia temporária, em que os acessos aos quartos são independentes. Dessa forma, os dormitórios foram ampliados, receberam mais iluminação e proporcionaram mais privacidade aos moradores e visitantes.
Externamente, a harmonização do terreno permitiu a integração de uma cozinha ao ar livre, um deck e uma piscina no fundo do lote, ampliando a residência com uma vasta área de lazer, propícia para criar momentos únicos.
Durante o processo de escavação, a descoberta de diversas pedras inspirou a incorporação de materiais naturais locais nos revestimentos, unindo a casa à natureza em espaços ainda mais acolhedores.
No projeto de interiores, a cuidadosa escolha de mobílias regionais personalizadas, como o sofá de alvenaria na sala de estar e as camas da mesma materialidade nos quartos, preza pela baixa manutenção, além de serem um intenso resgate às tradicionais residências nordestinas.
“Acredito que essa casa serviu de inspiração para outras pessoas, mostrando que não é necessário cobri-la com materiais sintéticos e móveis de madeira para ter uma casa moderna”, diz Kamile.
Com diversas peças de decoração fornecidas por artesãos e artistas locais, cada objeto foi especialmente selecionado pela designer para dialogar não apenas com os ambientes, mas principalmente com os indivíduos, neste novo lar. Comunicando espacialmente as delicadezas envolvidas neste projeto, outros detalhes decorativos, como os banquinhos, foram feitos à mão por artesãos da Ilha do Ferro, utilizando madeira nativa da caatinga.
Veja todas as fotos na galeria abaixo:
- Casas e apartamentosCasa de praia tem estrutura de toras de árvore e pergolados com esteiras em tala de dendê
- Casas e apartamentosJanelas azuis dão charme a casa de praia em Búzios com suíte térrea escondida por lambris
- Casas e apartamentosPedras e plantas se combinam e se complementam nesta pequena casa de praia