Casa Created with Sketch.

Como remover papel de parede em apenas três passos

Chegou a hora de trocar seu papel de parede antigo? Siga as dicas para deixar suas paredes novinhas em folha e prontas para receber a estampa do momento

Chegou a hora de trocar seu papel de parede antigo por um novinho? Mas, só de pensar no processo todo de remoção você já ficou com medo (e preguiça)? 

O especialista em instalação de revestimento de paredes George Kovacs, da 78 and Sunny Wallpapering, em Nova York, está no ramo desde os 15 anos de idade e revelou ao Elle Decor que remover o acabamento da parede é na verdade bem simples. “Se o papel de parede foi aplicado da maneira correta, ele deve ser retirado facilmente”. Você pode enfrentar problemas apenas se eles foram colocados sem a preparação necessária, diz Kovacs, que já trabalhou com alguns dos melhores designers de interiores e arquitetos do mundo.

Mesmo se o seu papel de parede não foi instalado da forma correta, esses três passos simples a seguir deixarão suas paredes novinhas em folha e prontas para receber a estampa do momento. Confira:

1. Molhe

Você pode começar o processo ao tentar remover o papel de parede à mão e sem água. Mas o melhor caminho é borrifar com água morna para ajudar a separá-lo da parede. Ao ser umedecido, o papel amolece e fica cada vez mais fácil de ser retirado. Qualquer recipiente de spray comum serve, mas em casos mais difíceis, um vaporizador elétrico será sua melhor aposta. Forre o piso de casa com plástico e pulverize água generosamente por toda a parede.

2. Raspe

Depois de deixar a água por alguns minutos, você pode começar a raspar o papel. Use um raspador de paredes com lâmina flexível, acessório encontrado em casas de tintas, para não danificar sua parede. Tire suavemente o papel de parede, da esquerda para a direita ou para cima e para baixo, dependendo do que for mais fácil. Se estiver saindo, talvez seja necessário borrifar a parede várias vezes.

Tenha cuidado para não arranhar a parede embaixo: se encontrar outra camada de papel de parede, termine a primeira e então só depois para a segunda. É melhor remover uma camada por vez sem causar danos.

3. Lave

 (Getty Images/Getty Images)

Assim que o papel for removido, é hora de lavar a parede para limpar o excesso de cola ou pasta. Esfregue suavemente uma esponja umedecida na parede até que todos os resíduos saiam. Kovacs ressalta que este é o passo mais importante em todo o processo. “Se você conseguiu retirar todo o papel mas não limpou corretamente a parede, terá problemas quando tentar pintá-la ou colocar um novo revestimento”.

Dica: se sua parede for de gesso, é mais seguro contar com mão de obra especializada, já que ele não tolera umidade e pode ser danificado facilmente. Para saber se sua parede é feita desse material (drywall), basta bater nela: o som será oco. E para descobrir se apenas o reboco é de gesso, raspe um pedacinho com canivete: o gesso produzirá um pó branco e fino, enquanto o reboco normal fará surgir um resíduo cinza e mais grosso.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.